50 Best Restaurants escolhe Janaína Rueda como ícone da América Latina em 2020

Divulgação
Divulgação

Eleição de Janaína Rueda levou em conta a promoção de ações positivas no setor gastronômico e também na comunidade

A chef Janaína Rueda, sócia do Bar da Dona Onça e d’A Casa do Porco (único restaurante brasileiro na lista dos 50 melhores do mundo) –além do Hot Pork e da Sorveteria do Centro–, acaba de ser eleita vencedora do prêmio ícone 2020 do Latin America’s 50 Best Restaurants. A premiação American Express Icon Award 2020 é dada a agentes da gastronomia que promovem mudanças no setor, contribuindo para conscientização de pautas importantes e promovendo transformações no meio e na comunidade.

“É muito gratificante e emocionante ser reconhecida por um prêmio como este. Minha esperança é que este espaço ajude a aumentar a conscientização sobre assuntos mais importantes, como o debate sobre diversidade e a busca por uma gastronomia cada vez mais inclusiva e democrática”, disse em comunicado à imprensa. “É nosso papel, como agentes da alimentação, apoiar os mais vulneráveis, especialmente neste momento de pandemia. O tempo para a mudança é agora”, afirmou.

LEIA MAIS: Guia Michelin anuncia os restaurantes estrelados em SP e Rio em 2020

Janaína –e o marido, Jefferson Rueda— liderou um movimento virtual que pediu ao governo benefícios para frear demissões e mitigar o desemprego no setor de bares e restaurantes, um dos mais atingidos pela pandemia do coronavírus. Ela transformou o Bar da Dona Onça, no térreo do Copan, em centro de coleta e distribuição de donativos para a população local e fez comida, em sua própria casa, para alimentar os mais necessitados da região central de São Paulo.

Segundo o diretor de conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants, William Drew: “Nestes tempos difíceis para a indústria da hospitalidade, Janaína Rueda se dedicou a esforços vitais de recuperação. Ela acredita verdadeiramente no direito de todos a terem acesso a uma alimentação boa e saudável e defende a gastronomia como uma alavanca para a mudança social. Seu desejo de inspirar mudanças positivas a torna a recebedora perfeita deste prêmio em 2020”.

O anúncio faz parte da contagem regressiva para a divulgação da lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, marcada para 3 de dezembro, de forma virtual.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).