Como estarei daqui a 30 anos?

Envelhecer é natural e faz parte do ciclo da vida. Porém, envelhecer com saúde e qualidade vai depender exclusivamente daquilo que você pratica ao longo da sua jornada .

Eduardo Rauen
Compartilhe esta publicação:
Jose Luis Pelaez Inc/Getty Images
Jose Luis Pelaez Inc/Getty Images

O cuidado com a nossa saúde é primordial para que tenhamos qualidade de vida e, ao olharmos lá na frente, possamos colher os frutos de bons hábitos praticados

Acessibilidade


O título traz uma pergunta que muitas pessoas não fizeram ou se fizeram, ainda não têm a resposta. É difícil prever o futuro… na verdade, é impossível!

Mas quando falamos em saúde, sabemos que se tivermos uma vida regrada e boa alimentação aliada à prática de exercícios físicos, as chances de termos uma vida equilibrada e com saúde são enormes, pois somos o resultado dos nossos hábitos.

LEIA TAMBÉM: Descascar mais e desembrulhar menos: dica para uma vida saudável

O equilíbrio é a palavra chave quando falamos em alimentação e atividade física, pois os excessos sempre são nocivos.

De acordo com pesquisa publicada pelo Departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard, a expectativa de vida do brasileiro em 2019 esteve na média de 76,6 anos, porém, com a pandemia da Covid-19, a expectativa de vida diminuiu em quase 2 anos. Isso se deve ao fato da ocorrência de muitas mortes em pessoas com idades precoces, reduzindo assim, de forma abrupta, a expectativa de vida do brasileiro.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Os homens foram mais afetados do que as mulheres com a pandemia, ampliando em 9,1% a diferença da expectativa de vida entre eles.

Retirando desse cenário o contexto danoso da pandemia, a expectativa de vida tende a aumentar, haja vista o avanço da medicina, as melhorias de políticas de saneamento e saúde pública.

Por isso, sabendo que podemos avançar nesse aspecto, como já vínhamos avançando, o cuidado com a nossa saúde é primordial para que tenhamos qualidade de vida e, ao olharmos lá na frente, possamos colher os frutos de bons hábitos praticados de fato.

Às vezes, situações simples da vida como amarrar um sapato, fazer uma longa caminhada em uma viagem entre amigos, dar aquela corridinha no aeroporto para não perder a conexão do seu voo, podem se tornar um pesadelo ou uma atividade extremamente complexa ao longo dos anos se não estivermos praticando de forma contínua e equilibrada esses bons hábitos de vida.

O envelhecer é natural e faz parte do ciclo da vida. Porém, envelhecer com saúde e qualidade vai depender exclusivamente daquilo que você pratica ao longo da sua jornada.

Nunca é demais repetir que sempre há tempo para começar uma atividade física. Que sempre há tempo para deixar de lado hábitos ruins e colocar em prática bons hábitos.

Por isso, olhe para frente e enxergue aquilo que você gostaria de enfrentar daqui a 30 anos. Veja você realizando sonhos ao lado daqueles que ama, planejando momentos e, o mais importante, desfrutando de tudo isso com muita saúde!

Eduardo Rauen é médico formado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Integra o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. É médico nutrólogo (com título de especialista pela ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia) e do Exercício e do Esporte (com título de especialista pela SBMEE – Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte). Também atua como diretor técnico do Instituto Rauen – Medicina, Saúde e Bem-estar.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: