No ponto: acerca de, cerca de, a cerca de ou há cerca de?

Expressões são parecidas no som e na grafia, mas têm significados diferentes. Veja como usar cada uma delas.

Cíntia Chagas
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

Cerca de 10.000 pessoas compareceram à manifestação; no exemplo, cerca de significa aproximadamente

Acessibilidade


Que atire a primeira pedra aquele que nunca se perguntou: “Devo usar acerca de, cerca de, a cerca de ou há cerca de para dizer o que eu quero dizer?”. Expressões tão parecidas no som e na grafia, mas tão diferentes entre si… Vamos entender?

Acerca de é sinônimo de a respeito de: falou a cerca do (a respeito do) dinheiro, conversaram acerca da (a respeito da) situação da filha, debateram acerca do (a respeito do) panorama econômico.

LEIA TAMBÉM: No ponto: entre ou dentre?

Cerca de, por sua vez, significa aproximadamente. Cerca de (aproximadamente) 10.000 pessoas compareceram à manifestação. Você tem cerca de (aproximadamente) 90 dias para pagar. Cerca de (aproximadamente) 30 pessoas votaram.

A cerca de, pouco usual, indica futuro. Chegará daqui a cerca de cinco dias (futuro). Estamos a cerca de seis meses dos jogos (futuro). Casar-se-ão a cerca de sete meses (futuro).

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

E, ufa, temos também o há cerca de. Este se refere a uma contagem de tempo passado. Há cerca de 10 anos, estive em Barcelona (contagem de tempo passado). Trabalho aqui há cerca de três anos (contagem de tempo passado). Conhecemo-nos há cerca de oito meses (contagem de tempo passado).

Meu Deus… É de dar nó nos neurônios, não é mesmo? Mas a vida é assim, caro leitor. Nem tudo é fácil.

Até semana que vem.

Cíntia Chagas é uma professora que sempre leva humor e conhecimento ao público. Escritora de dois best-sellers da editora HarperCollins, ela coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra. Palestrante e instagrammer, provou que irreverência, humor e educação podem e devem andar juntos.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Compartilhe esta publicação: