App Desrotulando desvenda ingredientes de alimentos industrializados

Getty Images
Basta escanear o código de barras com o celular para ter informações (e uma nota) do produto

Funciona assim: você escaneia com seu celular o código de barras de um alimento, e aparecem na tela informações sobre o mesmo, bem como uma nota de 0 a 100. Se for muito processado, tiver ingredientes controversos ou açúcar em excesso, o placar cai. E vice-versa caso contenha fibras e nutrientes. É esse o modo de funcionamento do Desrotulando, um aplicativo brasileiro que vem fazendo sucesso graças a um vídeo que viralizou via WhatsApp.

LEIA TAMBÉM: Chegou a “Netflix fitness”

Muita gente que defende alimentação saudável prega a importância de saber o que tem de ingrediente – de primeira, assim, me vem à mente a Rita Lobo, por exemplo. Nas vezes em que tentei, desisti porque aquele monte de nome mais complicou que elucidou. O aplicativo entra em cena bem nessa hora — no vídeo viral, um rapaz escaneia dois tipos de leite, e um deles tem nota consideravelmente mais baixa por conter ingredientes que são proibidos em outros países.

O app foi criado pelos casal de empreendedores Gustavo Haertel Grehs, 38, e Carolina Grehs, 34. Ele é formado em computação, ela é nutricionista. O formato atual do conteúdo veio depois de tentativas de um software online de prescrição de dietas para profissionais da área de Carolina usarem em consultório e de um blog em que ela comparava rótulos de produtos.

Divulgação
O logo do Desrotulando: tem uma versão grátis e uma premium, que dá acesso a perfis de consumo personalizados

Há uma versão grátis, bem eficiente, que permite o acesso às notas seja ao escanear o rótulo ou ao digitar o nome do produto, e uma premium. Esta dá acesso a perfis de consumo e ajuda a pessoa a entender se tal produto se encaixa, por exemplo, num objetivo de perda de peso.

O embasamento para os critérios de avaliação vem do Guia Alimentar para a População Brasileira, que tem a chancela de pesquisadores da USP. Também usa como referência resoluções, decretos e portarias da Anvisa, a Ley de Alimentos Manual Etiquetado Nutricional (Chile) e o Modelo de Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).