Lalique Hotel & Restaurant promove enoturismo sofisticado na região de Sauternes

Agi Simoes & Retro Guntli/Reprodução/Forbes
Agi Simoes & Retro Guntli/Reprodução/Forbes

Lalique Hotel & Restaurant é o primeiro hotel de luxo do mundo localizado em um terroir

David Bolzan, diretor-administrativo da Vignobles Silvio Denz e do Château Lafaurie-Peyraguey em Sauternes, conta sobre a Lalique Hotel & Restaurant, o primeiro hotel de luxo do mundo localizado em um terroir.

LEIA MAIS: Como o Alentejo, em Portugal, utiliza a sustentabilidade para produzir vinhos premium

Forbes: Como você explica que em apenas seis meses de inauguração, o restaurante da Lalique, dirigido pelo chef Jérôme Schilling, recebeu sua primeira estrela Michelin –o primeiro e único restaurante com esse reconhecimento da região de Sauternes?

David Bolzan: Depois que a Villa René Lalique, na Alsácia, que abriga um restaurante com duas estrelas Michelin (uma como membro da associação Relais & Châteaux e outra como hotel cinco estrelas) foi inaugurada em 2015, o empresário suíço Silvio Denz investiu consideravelmente no Château Lafaurie-Peyraguey. Esse investimento foi recompensado com o reconhecimento pelo Guia Michelin. Fomos premiados pela Relais & Châteaux com cinco estrelas logo depois da inauguração e, poucos meses depois, recebemos nossa primeira estrela Michelin.

O chef Schilling trabalhou por três anos sob a supervisão de Jean-Georges Klein, nosso chef da Villa René Lalique. Ele também foi premiado com duas estrelas depois de alguns meses. Jérôme foi treinado com os valores, a criatividade e o requinte da Lalique. Ele chegou a Sauternes com muita motivação e parte da sua antiga equipe para oferecer a primeira estrela Michelin à região.

É uma grande conquista, mas foi um trabalho em equipe e estamos cada vez mais empenhados para honrar tal reconhecimento. Sauternes é conhecida por sua umidade para fazer as uvas “com podridão nobre”, mas é preciso também humildade para o resto.

Anne-Emmanuelle Thion/Reprodução/Forbes
Anne-Emmanuelle Thion/Reprodução/Forbes

Paleta de cores utilizada no verão pelo chef Jérôme Schilling

F: Qual era o estado dos vinhedos e das construções existentes do Château Lafaurie-Peyraguey quando Denz os comprou em 2014?

DB: Denz comprou um castelo que tinha sido reformado havia dez anos. A construção e os arredores estavam em excelentes condições. O interior obviamente não tinha sido feito para receber os clientes da Relais & Châteaux e, então, reestruturamos com o nosso estilo e design.

VEJA TAMBÉM: Consumo de vinho: garrafas mais caras são tendência, diz vice-presidente da World Wine

Além disso, criamos algumas peças exclusivas de Lalique para a Lafaurie-Peyraguey que contêm o “DNA do vinho”. Esses itens são customizados com o desenho de uvas e uma folha de semillon, a principal de Sauternes, em cristal: um jeroboam, rolha de cristal e uma caixa transparente, todos feitos à mão nas fábricas de Lalique na Alsácia. Cada peça é feita para simbolizar os universos da Lafaurie-Peyraguey e da Lalique. Também construímos um incrível barril de vinho de cristal de Lalique em tamanho real de 225 litros, que contém a primeira safra sob comando de Denz, em 2013. As pessoas pedem para vê-lo todos os dias. É o primeiro barril de vinho de cristal, feito em homenagem ao 400º aniversário do Château.

Hervé Lefevbre/Reprodução/Forbes
Hervé Lefevbre/Reprodução/Forbes

Barril de vinho de cristal de Lalique de 225 litros

F: Quantos hotéis de luxo existem em Bommes?

DB: O Lalique Hotel & Restaurant é o único hotel de luxo em Bommes, na região de Sauternes e do Sul de Gironde. Ele faz parte do círculo interno de dez hotéis cinco estrelas em La Gironde.

F: Como o Lalique Hotel & Restaurant contribui para o enoturismo de alto padrão na região de Sauternes?

DB: Todo o lugar é realmente experimental, se não emocional. Preparamos muitas surpresas e produtos para nossos hóspedes. A apenas 30 minutos ao sul de Bordeaux, está uma região com novas construções muito especial para visitar, onde você pode ver o contraste do antigo com o contemporâneo.

Os vizinhos –alguns estão na região com suas famílias há centenas de anos– juntam-se a nós na celebração de Sauternes e abrem suas portas aos visitantes. O Château d’Yquem, uma das maiores marcas de vinho do mundo, fica a apenas cinco minutos do Château Lafaurie-Peyraguey.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).