10 restaurantes temáticos para conhecer no Brasil

Divulgação
Divulgação

Para aqueles que adoram comer fora, a experiência de vivenciar pratos e ambientes temáticos é ainda mais tentadora

Sair de casa para almoçar ou jantar virou uma raridade para qualquer cidadão em 2020. Por conta da pandemia do novo coronavírus e do isolamento social como medida de prevenção, o mercado de foodservice teve uma paralisação abrupta de 60% em toda sua cadeia produtiva no país. O dado é da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), que também aponta uma retração recorde no faturamento do setor.

O otimismo em relação ao ano que estamos atravessando era grande para o mercado, que vinha experimentando crescimentos ano após ano. No entanto, com a Covid-19, a expectativa de faturar R$ 200 bilhões em 2020 já foi revisada para R$ 129 bilhões segundo a entidade – uma contração de 30%. Agora, a maior parte dos estados brasileiros está em processo de flexibilização, permitindo o funcionamento com número de clientes e horários reduzidos. É uma nova – e discreta – chama de esperança para um setor amedrontado.

LEIA TAMBÉM: 6 motorhomes de luxo para viajar pelo Brasil

Foi pensando neste novo momento que os empresários Tiago Sena e Augusto Figueiredo – ao lado do publicitário Philippe Blackman – decidiram investir em um restaurante temático. Mais do que um simples local para se alimentar, o Viking Axes Brasil, no Rio de Janeiro, aposta nas histórias dos exploradores nórdicos para propor um cardápio diferenciado e uma decoração divertida. Eles também se apropriaram do tema para definir a principal atração do local: o arremesso de machados.

Com todas as medidas de segurança – tanto para o coronavírus quanto para o arremesso de machados cortantes -, o objetivo é oferecer o esporte milenar de origem canadense para um público brasileiro que pouco conhece do assunto. De forma interativa, os clientes podem se sentir verdadeiros vikings enquanto estiverem no local, que conta com um trono estilizado e acessórios como barbas, chifres, coroas, espadas e capas de pele para homens e mulheres. O cardápio também cumpre a temática, oferecendo petiscos e drinques em bandejas de couro e madeira.

Para aqueles que adoram comer fora, a experiência de vivenciar pratos e ambientes temáticos é ainda mais tentadora. Para quem está trancado em casa há meses, então, é um sonho que se aproxima lentamente com o relaxamento das medidas de isolamento. De certa forma, visitar um restaurante temático depois de tudo isso pode ter um gostinho ainda mais especial.

Mas é bom dizer que o carioca Viking Axes Brasil não é o único estabelecimento nesse estilo no país. Seja no Rio Grande do Sul, em São Paulo ou em Minas Gerais, bares e restaurantes temáticos investem na criatividade para elaborar cardápios, decorações e ambientes que ficam bem em qualquer foto. Harry Potter, Super Mario Bros e Hello Kitty são alguns dos protagonistas desses locais.

Veja, na galeria abaixo, 10 restaurantes temáticos para conhecer no Brasil (anote na agenda para um futuro próximo ou confira as medidas de flexibilização e segurança do local):

  • Vassoura Quebrada

    Na zona oeste de São Paulo, mais especificamente na Rua Desembargador do Vale, 836, Perdizes, o nome do estabelecimento já diz tudo: vassoura quebrada, o restaurante fictício da obra “Harry Potter”, da autora britânica J. K. Rowling. Como você já deve imaginar, não é apenas o nome que homenageia o mundo dos bruxos. O cardápio e a decoração também são feitos para transportar os clientes para outra realidade a partir de ambientes temáticos, lustres, símbolos místicos, livros espalhados pelo local e funcionários fantasiados. São dois andares de bar e hamburgueria que oferecem drinques em formato de poção, lanches com nomes de feitiços e uma varinha mágica para chamar o garçom e fazer o pedido. Com uma experiência completamente interativa que já caiu no gosto dos fãs da franquia, o local realiza reservas por meio do site oficial.

    Divulgação
  • Viking Axes Brasil

    Com promessa de abertura para hoje (5), na Rua Dr. Alberto Porto da Silveira, 80, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, o restaurante oferece uma experiência que vai além de ambientes e cardápios personalizados. A atração principal – o arremesso de machados – foi pensada para fazer com os clientes realmente se transformam em vikings por algumas horas. “Alguns pensam se tratar de um show, mas não é. Todos podem praticar, mesmo sem nenhuma experiência anterior. Temos um instrutor e os arremessos são feitos em uma área restrita do restaurante, porém visível para todos os clientes”, explica Tiago Sena, um dos sócios do negócio. “O esporte consiste em lançar um machado em alvos de madeira a distâncias de 12 a 15 pés. Imagine jogar dardos, só que com mais emoção, muito mais emoção.”

    Filiado ao World Axe Throwing League (WATL), uma das principais ligas de arremesso de machado do mundo, o local segue as regras oficiais do esporte e as medidas de prevenção contra a disseminação do novo coronavírus. Com horários flexibilizados, vale entrar em contato pelo telefone (22) 99980-6898 para conferir os horários de funcionamento.

    Divulgação
  • Willi Willie Bar e Arquearia

    Para os paulistanos que invejaram o restaurante viking de arremesso de machado, o estabelecimento na Alameda dos Pamaris, 30, em Moema, oferece uma opção semelhante: arco e flecha. Em funcionamento desde 1978, o estabelecimento organiza eventos com música ao vivo, petiscos, drinques, cervejas e sessões de arco e flecha em um ambiente controlado.

    Divulgação
  • Legos Pizza

    Se para algumas pessoas a espera dentro de restaurantes é agonizante, o Legos Pizza, na Rua Juventus, 125, em São Paulo, apresenta uma opção incrível para matar o tempo enquanto a comida não chega: videogame. Inspirado no mundo do jogo clássico “Super Mario Bros.”, o estabelecimento é todo decorado com a temática e conta com um sistema multijogos em cada um das mesas. Enquanto espera a pizza, é possível jogar diversas partidas – em dupla ou sozinho.

    Divulgação
  • Hector Pizzaria Temática

    Em Gramado, no Rio Grande do Sul, a Hector Pizzaria já faz parte do roteiro gastronômico. Na avenida Borges de Medeiros, 1.791, bem no centro turístico, o rodízio inspirado em Harry Potter apresenta uma narrativa diferente da proposta do concorrente paulistano Vassoura Quebrada. O foco do estabelecimento gaúcho não está nos cenários e personagens da obra, e sim na mágica e na bruxaria. Foi por isso, inclusive, que o estabelecimento criou um personagem próprio para representar esse novo mundo, o Hector, um dragão bruxo que descobriu um jeito de criar “discos de sabor” – as pizzas. Com uma arquitetura que remonta aos castelos britânicos, o ambiente tem diversas salas com decorações diferentes em um contexto de escola de bruxaria. O cardápio, com drinques que parecem poções, e os funcionários ajudam a compor o cenário fictício.

    Divulgação
  • The House Food & Fun

    Em Belo Horizonte, na avenida do Contorno, 5.727, Savassi, o The House Food & Fun é um verdadeiro compilado da cultura pop. Com referências a diversos filmes, séries e jogos, o estabelecimento agracia os clientes com cenários perfeitos para fotos. Você pode tirar uma selfie atravessando a plataforma 9 ¾ da saga “Harry Potter”, tomar um café no sofá laranja do Central Perk, da clássica série de humor “Friends”, sentar no trono de ferro de “Game of Thrones” ou até encontrar a famosa porta da Boo, personagem da animação de “Monstros S.A.”. Esses são apenas alguns exemplos de uma gama de decorações temáticas que percorrem o restaurante – dá até para brincar de encontrar easter eggs pelas paredes do estabelecimento. No entanto, mais do que o ambiente divertido, o local conta com uma carta de drinques com mais de 30 opções, hambúrgueres, massas, carnes e sobremesas. Além disso, há a possibilidade de alugar cabines de jogos como Super Nintendo e Playstation 4 para brincar com os amigos. Por conta da flexibilização do novo coronavírus, vale entrar em contato para verificar horários de funcionamento pelo telefone: 31 98514-0576.

    Divulgação
  • Eat Asia+Hello Kitty

    No terceiro andar do famoso restaurante Eat Asia, localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo, há um espaço inteiro dedicado à Hello Kitty. Mais do que decoração e imagens da personagem pelas paredes, o cardápio foi criado com foco total na temática, com hambúrgueres e doces que carregam gravuras da protagonista. O espaço tem duas salas com algumas mesinhas, funciona com sistema de fast food e está localizado na Rua Tomás Gonzaga, 61.

    Divulgação
  • Kongo Pizzaria

    Mais um ponto de parada do tour gastronômico por Gramado, a Kongo Pizzaria faz a gente esquecer que o estabelecimento fica no Brasil. Como um dos criadores do local já trabalhou na montagem de restaurantes temáticos na Disney de Orlando, Flórida, os ambientes são dignos de seus concorrentes internacionais. A decoração, que simula uma floresta repleta de animais selvagens, conversa perfeitamente com o “show na selva” que é realizado durante 20 minutos enquanto o rodízio de pizzas corre solto. O ambiente é amplo e conta com diversas salas e decorações diferentes, inclusive um espaço de recreação infantil. Localizado na Avenida das Hortênsias, 5.683, possui horários de funcionamento alternativos para atender a flexibilização.

    Divulgação
  • Steam Factory

    Com origem nos gêneros futuristas da ficção científica, o steampunk nasceu como um subgênero da literatura – muito conhecido em livros clássicos de autores como Júlio Verne, H. P. Lovecraft e Mary Shelley – que retrata uma realidade distópica da era industrial com toques imaginários e tecnológicos. Filmes como “Blade Runner” e “De Volta para o Futuro” são alguns exemplos. Inspirado em todo esse cenário retrofuturista, a hamburgueria Steam Factory apresenta decorações, cardápios e funcionários que parecem ter saído de um filme. Localizado na Rua Benjamin Jafet, 281, Ipiranga, São Paulo, o estabelecimento é considerado uma steakhouse, porém também oferece opções vegetarianas.

    Divulgação
  • Taverna Medieval

    Um pedaço da idade média no centro de São Paulo, a Taverna Medieval surpreende na caracterização do local e dos funcionários. Para ir ao banheiro, por exemplo, é preciso encontrar uma passagem secreta e descobrir como abrir a porta, tudo com muito mistério envolvido. No quesito gastronomia, o local também não deixa a desejar. Os pratos e os drinques são temáticos, em uma apresentação medieval que conversa perfeitamente com as mesas que parecem barcos nórdicos de exploração. Além disso, o cliente pode treinar a prática de arco e flecha em um ambiente que parece uma masmorra. A hamburgueria fica na rua Rua Gandavo, 456, Vila Clementino.

    Divulgação

Vassoura Quebrada

Na zona oeste de São Paulo, mais especificamente na Rua Desembargador do Vale, 836, Perdizes, o nome do estabelecimento já diz tudo: vassoura quebrada, o restaurante fictício da obra “Harry Potter”, da autora britânica J. K. Rowling. Como você já deve imaginar, não é apenas o nome que homenageia o mundo dos bruxos. O cardápio e a decoração também são feitos para transportar os clientes para outra realidade a partir de ambientes temáticos, lustres, símbolos místicos, livros espalhados pelo local e funcionários fantasiados. São dois andares de bar e hamburgueria que oferecem drinques em formato de poção, lanches com nomes de feitiços e uma varinha mágica para chamar o garçom e fazer o pedido. Com uma experiência completamente interativa que já caiu no gosto dos fãs da franquia, o local realiza reservas por meio do site oficial.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).