Companhia das Letras publicará obras de Abdulrazak Gurnah, vencedor do Nobel de Literatura

Tanzaniano terá quatro de seus romances lançados no Brasil, um deles já no primeiro semestre do ano que vem.

Giovanna Simonetti
Compartilhe esta publicação:
Simone Padovani/Awakening/Getty Images
Simone Padovani/Awakening/Getty Images

Nobel de Literatura 2021, Abdulrazak Gurnah é tanzaniano, mora no Reino Unido e escreve romances em inglês

Acessibilidade


A Companhia das Letras anunciou hoje (14) que será a editora responsável por trazer as obras do escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2021, para o Brasil.

Inicialmente, quatro títulos do autor serão publicados. O primeiro, com previsão de lançamento já para o primeiro semestre do ano que vem, será “Afterlives“, seu livro mais recente. Ambientado no início do século 20, o romance tem como pano de fundo a Rebelião Maji Maji, revolta armada contra o domínio colonial alemão na região da África Oriental. Gurnah retrata os impactos individuais e coletivos da guerra por meio de Ilyas — que foi roubado de seus pais pelas tropas alemãs e depois de anos retorna para sua terra natal — e de outros três personagens.

VEJA TAMBÉM: 11 melhores livros para conferir no mês de outubro

Além de “Afterlives”, as obras “Paradise” (finalista do Booker Prize de 1994), “By the Sea” e “Desertion” também terão uma edição brasileira. Ao todo, Gurnah tem 10 romances em seu porfólio – sem mencionar outros contos e ensaios acadêmicos.

Conhecido por inverter a perspectiva colonial e detalhar a pluralidade cultural da África, Gurnah nasceu em 1948 na ilha de Zanzibar, atualmente parte da Tanzânia. Aos 18 anos, deixou o país como refugiado e estabeleceu-se no Reino Unido, onde começou a se dedicar à literatura – sendo o inglês o seu idioma de escrita. Também já foi professor de literaturas pós-coloniais na Universidade de Kent, em Canterbury.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: