Barcelona: Conheça os 15 restaurantes mais badalados em 2022

A cosmopolita capital da Catalunha está reabrindo as portas pós-pandemia com diversos destaques da alta gastronomia.

Isabelle Kliger
Compartilhe esta publicação:
Tamae/Divulgação
Tamae/Divulgação

O Tamae, com foco na culinária japonesa, é um dos restaurantes que conta com chefs renomados e pratos espetaculares

Acessibilidade


A cena gastronômica de Barcelona nunca sofre da falta de restaurantes deliciosos para conhecer e experimentar. Este ano, com inaugurações e casos de Covid-19 em queda, a cidade tem mais a oferecer do que nunca. Confira os 15 lugares mais sensacionais para comer em Barcelona em 2022.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Aleia

Já como um concorrente ao posto de restaurante mais badalado do ano, o Aleia tem vista para o Passeig de Gràcia por causa de sua posição privilegiada no primeiro andar do hotel Casa Fuster. Comandado por dois chefs de pedigrees com estrelas Michelin, você precisa provar as delícias do menu degustação – que inclui um impagável camarão branco com rábano e salsa francesa, ou a sobremesa surpreendentemente refrescante de abacate, creme e caviar – para sentir que este é um lugar para grandes acontecimentos.

Casa Luz

Barcelona pode ter diversos bares em coberturas, mas encontrar um com um menu de pratos que valha a pena pode ser um desafio. Felizmente, há sempre a exceção à regra e, neste caso, chama-se Casa Luz. Com seu terraço digno de uma foto para o Instagram, com vista para a Plaça Universitat, este restaurante moderno de Tomás Abellán incorpora tudo o que você ama em Barcelona: do sol abundante ao design de ponta, pratos saborosos feitos com produtos frescos e sazonais, além de um excelente vinho local.

Tamae

Barcelona tem uma queda pela culinária japonesa e em nenhum lugar isso é mais evidente do que no Tamae. O novo empreendimento vem de dois chefs com passagem pelo ex-melhor restaurante do mundo, o El Bulli – e dá para perceber. Albert Raurich e Eugeni de Diego lançaram o projeto durante a pandemia para se concentrar em takeaways de luxo. O que poucas pessoas sabem é que o Tamae também acomoda oito clientes sortudos, que podem provar iguarias direto da fonte, como o uramaki de lagostim crocante e o wontons de porco berian.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Gala

Desde a sua inauguração, no final de 2021, o Gala se tornou o lugar para ver e ser visto em Barcelona. Com um design deliciosamente extravagante da Quintana Partners, o ambiente “Alice no País das Maravilhas psicodélico” é superado apenas pelos ótimos coquetéis e um menu que apresenta de tudo, desde tapas sazonais a uma seleção de peixe cru de dar água na boca. Em dias ensolarados e noites amenas, o pátio interno é o lugar para se estar – pelo menos até que as pessoas desçam as escadas para a boate instalada no porão.

Deliri

Pleno de felicidade é como você estará depois de uma refeição no Deliri, de David Morera Simon, localizado no lado esquerdo do Eixample. O bairro está se tornando um novo epicentro gastronômico, com nomes como Besta, Gresca e Nairod, todos a um ou dois quarteirões. A nova junta de Morera é mais do que merecedora de um lugar nesta linha distinta. O cardápio, estritamente sazonal, inclui destaques como a salada de alcachofra com queijo parmesão e bottarga, ou o macarrão “feito pela vovó” coberto de queijo.

Adobo/Adobar

O novo empreendimento do chef Enrique Valenti atrai uma multidão endinheirada para um endereço nobre da cidade, que compreende a elegante sala de jantar Adobo e o pátio Adobar. O design pode estar no ponto, mas a comida é ainda melhor. Usando marinadas e molhos para acentuar os sabores dos ingredientes, Valenti mostra que o produto é rei e o papel do chef é deixá-lo brilhar. E brilha, em pratos de destaque como o abacate picante “Michelada” ou a bochecha de vitela, que derrete na boca, com anchova.

Le Grand Café Rouge

O chef francês favorito em Barcelona e com estrela Michelin, ​​Romain Fornell, não faz as coisas pela metade. A mais recente adição ao seu crescente império culinário é um restaurante francês de estilo bistrô no mais chique dos ambientes, perto da praia em Diagonal Mar. O Le Grand Café Rouge serve clássicos que vão do bife tártaro a mexilhões e batatas fritas, bem como pratos imperdíveis de bouillabaisse de rockfish e bourguignon de porco ibérico, todos elevados pelo toque mágico de Fornell.

Hardware Société

Quando se trata de brunch, os australianos fazem melhor, como evidenciado pela novíssima Hardware Société. Esta é a terceira unidade de Di e Will Keser, o casal australiano que começou em Melbourne e desde então expandiu para Paris e Barcelona. Em uma cidade onde o brunch se tornou um assunto bastante estereotipado, a Hardware Société está estabelecendo um novo padrão, com pratos criativos como camarão tigre benedict ou confit de pato com redução de Pedro Ximénez e lentilhas puy, para não mencionar alguns bloody marys seriamente fortes.

Savia

O menu plant-forward (conceito que inclui vegan, vegetariano, mediterrâneo e qualquer outro padrão alimentar que se concentre no aumento do consumo de frutas e vegetais) neste restaurante no centro da cidade faz um excelente trabalho ao colocar produtos locais e sazonais em destaque, e torná-los deliciosos também. Não sendo um restaurante vegetariano em si, o Savia serve carne e peixe suficientes para manter seus amigos carnívoros felizes. Enquanto isso, pratos como as alcachofras envoltas em trufas ou o cogumelo-ostra com citrinos e romesco de cogumelos vão fazer os vegetarianos chorarem de alegria (e não só pelo wasabi e rábano no tártaro de tomate).

Cecconi’s

Reaberto recentemente, depois de fechado na pandemia, o Cecconi’s tem todo o burburinho de um novo hot spot da moda. Situado no clube privado da Soho House, o Cecconi’s é o único espaço do edifício aberto ao público. Vá ao local para degustar uma excelente comida italiana (o vitello tonnato é um vencedor, assim como o decadente agnolotti de trufas), acompanhada de observação de celebridades. Os membros da Soho House e da associação Soho Friends desfrutam de descontos entre domingo à noite e quarta-feira.

GoXo

O chef superstar espanhol David Muñoz, mais conhecido como “Dabiz”, não faz sutilezas. Seus pratos são sem remorso e pouco ortodoxos, independentemente de você estar em seu celebrado Michelin DiverXo de três estrelas ou aqui, seu mais novo empreendimento. GoXo é uma lanchonete de comida de rua de inspiração asiática, no residencial Les Corts. A música é alta, a decoração é chamativa e a comida é repleta de sabores intensos e cores vivas – do frango frito extra-crocante ao viciante bolinho de frango de Hong Kong-Madrid.

YUBI

A chef franco-japonesa Yoaké San foi uma celebridade da TV francesa, antes de largar tudo para se mudar para Barcelona. Ela abriu o YUBI, em dezembro do ano passado, e já está causando bastante agitação com um estilo elegante de comida que transmite a riqueza de sua herança cultural em cada mordida. O peixe cru é de outro mundo, mas é em pratos como os sublimes bolinhos de bœuf bourguignon, ou os rolinhos primavera de chouriço com pêra caramelizada e marmelada de cebola roxa, que a criatividade de Yoaké San realmente corre solta.

Em breve: AMAR no El Palace Barcelona

O El Palace Barcelona, este grande senhor da arquitetura que está completando 103 anos em 2022, nunca esteve tão jovial. Nesta primavera, o elegante edifício, que já abrigou o The Ritz, está lançando um novo restaurante sob a liderança de Rafa Zafra, ex-chefe do El Bulli mais conhecido por seus restaurantes Estimar, em Barcelona e Madri. O novo projeto refletirá o amor de Zafra pela cultura mediterrânea e catalã, por meio de produtos frescos como ostras, caviar e uma variedade de pratos tradicionais catalães.

Em breve: Doppietta

Da equipe por trás do popular Benzina, vem o Doppietta: uma salumeria e bar de coquetéis do britânico Badr Bennis e do chef bresciano Nicola Valle, que promete saciar seu desejo por tudo o que é italiano. Com inauguração em breve, o Doppietta presta homenagem à lendária corrida de resistência de Brescia, a Mille Miglia, apresentando produtos italianos de alto nível em seus pratos regionais, lista de coquetéis e vinhos italianos com curadoria, tudo combinado com o movimentado ambiente que já fez do Benzina um clássico.

Em breve: Compartir Barcelona

Quando os chefs por trás do atual número cinco entre os 50 melhores restaurantes do mundo anunciam um novo empreendimento, o mundo culinário se levanta e toma conhecimento. Nesta primavera, Oriol Castro, Eduard Xatruch e Mateu Casañas, mais conhecidos como o trio icônico da Disfrutar, juntam-se a Nil Dulcet para abrir o Compartir Barcelona. O novo restaurante seguirá a filosofia do Compartir Cadaqués, na Costa Brava, servindo um menu moderno, inspirado na cozinha tradicional catalã.

Compartilhe esta publicação: