Um dos nomes de maior prestígio em uísque single malte, The Macallan atingiu um recorde na semana passada com o lançamento de seu rótulo mais antigo até hoje: o The Reach. Ele é um raro uísque de malte de 81 anos, criado a partir de um único barril de xerez, feito de carvalho e produzido durante a Segunda Guerra Mundial.
“É difícil expressar com palavras o quão especial é esse uísque”, disse Kirsteen Campbell, mestre na fabricação de uísque do The Macallan, à Forbes. “O resultado encapsula o espírito de The Macallan e a natureza atemporal de nossa maestria e habilidade.”
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Fundada em 1824 na Escócia, a destilaria The Macallan em Speyside foi forçada a fechar temporariamente durante a Segunda Guerra Mundial. Dois anos antes, o barril – que mais tarde seria escolhido para The Reach – foi aposentado em 1940. Campbell referiu-se ao lançamento como mais do que apenas um monumento como o rótulo mais antigo da marca, mas também “uma homenagem às pessoas que fizeram este precioso uísque e seu espírito duradouro que nunca oscilou”, bem como a “engenhosidade e força de caráter inconfundível” do The Macallan.
Esse sentimento é solidificado pela garrafa diferenciada da The Reach, da qual existem apenas 288 unidades em todo o mundo, pelo preço de US$ 125 mil (cerca de R$ 650 mil, na cotação atual) cada. O decantador de vidro quente soprado pela boca é embalado por três ponteiros de bronze, que simbolizam personagens ao longo da história do The Macallan.
De acordo com a marca, uma mão representa os trabalhadores da destilaria Speyside de 1940, que criaram a bebida. Outra mão é dedicada ao ex-presidente Allan Shiach – seu avô chefiou a empresa quando The Reach foi colocado em seu barril. E enquanto The Macallan certamente homenageia seu passado com este lançamento, eles não ignoram o presente e o futuro: a terceira mão é para a mestre fabricante de uísque de hoje, Kirsteen Campbell.
“The Reach é realmente o trabalho de muitas mãos, e é uma honra fazer parte de seu legado”, conta Campbell, que selecionou o barril de 1940 usado para criar a bebida, decidindo que agora era a hora de compartilhá-la. “Seu tom ruivo profundo é o primeiro indício da surpreendente profundidade deste notável uísque”, disse. Ela acrescenta que notas de chocolate amargo, canela doce e turfa aromática levam ao gosto de caramelo de melado, gengibre cristalizado e abacaxi defumado, antes de finalmente culminar com um acabamento intensamente rico, doce e defumado.
Como Campbell disse, The Reach enfatiza a herança além da The Macallan, para incorporar uma homenagem ao seu local de nascimento. O decantador e a embalagem foram criados em um esforço colaborativo de artesãos escoceses, incluindo a escultora Saskia Robinson, que está por trás da concepção da mão de bronze, bem como a banda escocesa Mogwai, que compôs e gravou a música para o filme original lançado com The Reach, criado por Nadav Kander e Matt Willey. Esse esforço colaborativo, espera a marca, mostrará como The Reach significa mais do que um marco, mas sim o legado de The Macallan.