Pequenos investidores retomam o interesse no bitcoin

Getty Images / Chesnot
Novo relatório mostra números positivos para o bitcoin

Resumo:

  • A empresa de pesquisas Delphi Digital mostra em seu relatório mensal que pequenos investidores voltaram a ter atenção no bitcoin;
  • Outra previsão para a criptomoeda é sua onda de retornos positivos no mês de julho;
  • Profissionais na conferência Bitcoin 2019 afirmaram que a libra, do Facebook, pode ter impactos positivos no bitcoin.

O último relatório mensal sobre o preço do bitcoin feito pela empresa de pesquisa de bens digitais Delphi Digital prova que o entusiasmo de pequenos investidores voltou ao mercado da criptoeconomia. A mesma companhia já havia publicado um relatório indicando uma queda do bitcoin no começo de maio, quando o preço estava quase a metade do que está hoje. O fundo de bitcoin Adamant Capital pensava de forma parecida em abril.

LEIA MAIS: Sete países onde as criptomoedas não são tributadas

O mais novo relatório da Delphi Digital afirma que junho foi o quinto mês seguido de lucro para o bitcoin, o maior período de alta em quase dois anos. O relatório também ecoou balanços recentes de Arthur Hayes, CEO do Bitmex, e de Jesse Powell, CEO do Kraken, em termos de como o bitcoin ainda é muito impulsionado por pequenos investidores. Os comentários de Powell foram uma resposta a acusações de que as altas da criptomoeda foram causadas por manipulações e fraudes vindas da stablecoin Tether. Stablecoin é uma criptomoeda ou token digital cujo objetivo é manter seu valor o mais estável possível.

O novo relatório da Delphi Digital também mostrou o aumento das pesquisas no Google pela palavra “bitcoin” e do valor do Consórcio de Investimentos em bitcoin Grayscale (Grayscale’s Bitcoin Investment Trust – GBTC), o que mostra que o entusiasmo de pequenos investidores voltou. De acordo com o gráfico abaixo, o GBTC caiu junto ao preço do bitcoin em novembro de 2018.

Delphi Digital
O gráfico reflete os números do último relatório da Delphi Digital

A volta dos pequenos investidores

O relatório da Delphi Digital mostra que instituições estão cada vez mais confortáveis com a criptoeconomia, graças ao seu grande potencial de crescimento quando comparado a mercados mais tradicionais. “As recentes movimentações parabólicas do preço do bitcoin nos ofereceram um flashback de 2017, embora o sentimento não seja tão acentuado,” nota o relatório.

“O interessante é que a demanda institucional do GTBC cresceu, e quase 75% dos investimentos no consórcio de bitcoin no primeiro período de 2019 veio de investidores institucionais, segundo o relatório do período Grayscale´s Quarterly Digital Asset,” afirma o documento.

VEJA TAMBÉM: A reviravolta na opinião do CEO da Ripple, da criptomoeda XRP, sobre o bitcoin

O último relatório da Delphi Digital não teve previsões concretas de para onde vai o preço do bitcoin, mas mostra que julho é, historicamente, um bom mês para a criptomoeda. “Em sua limitada história, o bitcoin tende a ir bem em julho, alcançando uma média de lucros de dois dígitos [mais de 10%], com retornos positivos em todos os anos desde 2013, exceto 2014,” mostra o relatório.

Quanto à razão por trás dos últimos preços do bitcoin, a libra, criptomoeda do Facebook, é a principal indicada como fator de influência, embora as duas criptomoedas não tenham muito em comum. Segundo muitos daqueles que estavam no palco da conferência Bitcoin 2019, a libra pode ser uma experiência educacional para as massas e pode trazer muitos benefícios ao bitcoin.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).