Conteúdo personalizado ajuda no engajamento com a geração Z, dizem fundadoras da Estilé

Getty Images
Para as empresárias, jovens conectados valorizam e se fidelizam as marcas que se comunicam melhor com eles

Resumo:

  • Conexão emocional e conteúdo personalizado potencializam o engajamento com a geração Z;
  • Beatriz Carvalho e Victoria Beukers, fundadoras da marca de bolsas Estilé, falaram sobre como conversar com o público da melhor maneira no palco FORBES Mulher, durante a São Paulo Tech Week;
  • Elas deram exemplos práticos do que têm feito com sua própria empresa.

A geração Z abrange quem nasceu entre 1990 e 2010. Com o avanço das tecnologias, os jovens nascidos nesse período desenvolveram hábitos e consumos diferentes. Durante a São Paulo Tech Week, o palco FORBES Mulher recebeu Beatriz Carvalho e Victoria Beukers, fundadoras da marca de bolsas Estilé, que falaram sobre os desafios e técnicas de se conectar com esse público.

As empreendedoras começaram sua apresentação contando mais sobre a trajetória de sua marca “queríamos passar para o mundo um lifestyle super icônico e único. Começamos a ver que a forma que conseguimos materializar essas sensação era através das bolsas”, relembrou Beatriz.

LEIA MAIS: Palco Forbes Mulher recebe discussões sobre empreendedorismo feminino e neurociência 

Introduzindo o assunto de como vender para a geração Z, Beatriz usou uma fala da podcaster norte-americana Talia Wolf, apresentadora do “Social Media Marketing”, de que os jovens são bombardeados de informação diariamente. “As informações vêm da televisão e das redes sociais. Precisamos de algum diferencial para conseguir cativar esses consumidores”, apontou a empreendedora.

Victoria completou a fala da sócia, reforçando que as empresas precisam de formas novas de se comunicar e de criar conteúdo por meio da conexão emocional com o cliente. “Por conta dessa quantidade de informações, percebemos que a gente precisa parar nossos consumidores e passar uma mensagem relevante”, disse a fundadora.

Usando a própria Estilé como exemplo, Victoria enfatizou que ter o conteúdo personalizado dedicado ao consumidor deve ser uma missão do negócio. Beatriz seguiu a conversa explicando aos presentes sobre uma das estratégias para fazer isso. Para escolher o modelo da última bolsa feita em 2019, as empreendedoras lançaram no Instagram da marca quatro modelos. O vencedor foi escolhido pelo público através de uma votação. “Assim o cliente se sentiu engajado e fez parte dessa construção”, comentou.

Outra estratégia foi atender ao pedido de uma cliente na área de perguntas e respostas no site. “Ela pediu uma versão mini das nossas bolsas mais vendidas. Gostamos da ideia, absorvemos e jogamos de volta perguntando aos consumidores o que eles achavam. 99% disse que sim”, relembra Beatriz.

O emotion-based approach (focada no cliente e em como resolver suas questões e valores pessoais) e o feature-based approach (características físicas do produto) são dois caminhos combinados sinalizados por Victoria como possíveis para melhorar a comunicação e as campanhas das marcas.

“Por trás de cada estratégia de conteúdo existe uma estratégia de marca. Então, se você consegue aliar esse conteúdo às necessidades do seu cliente e consegue capturar as necessidades dele na criação, consegue facilmente trazer ele pra perto, fidelizar e criar uma conexão além de questões físicas do produto”, finalizou Victoria

Como forma de reforçar os seus valores, Beatriz defendeu que publicações de imagens e vídeos associados com as sensações que você quer passar ajudam a fortalecer a visão dos clientes da sua marca. “Criamos um wallpaper com as estampas das bolsas e com nossas palavras chaves. Com isso, toda vez que o cliente salvasse essa imagem e esteja sempre lembrando da gente”, disse a fundadora.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).