10 dicas para atingir a chamada produtividade consciente no home office

gettyimages-Westend61
gettyimages-Westend61

A produtividade consciente é um estado de espírito que carregamos para as tarefas de trabalho

Líderes empresariais costumam argumentar contra o conceito de trabalhar em casa devido a preocupações com a produtividade e problemas táticos que limitam a capacidade de um supervisor de observar e treinar funcionários. Agora que mais pessoas precisam fazer home office devido à Covid-19, estudos mostram um surpreendente aumento na produtividade. Uma pesquisa com 16 mil funcionários constatou que o trabalho remoto levou a um aumento de 13% no desempenho, maior satisfação no trabalho e menos folgas e dias de ausência. Já pesquisas de 85% das empresas estudadas relataram melhora na criatividade e eficiência

O crescimento das práticas e pesquisas de meditação na última década mostra que os exercícios de atenção plena também contribuem para o bem-estar no trabalho e levam a funcionários mais felizes, saudáveis ​​e produtivos. Cientistas relatam que a atenção plena diminui a frequência cardíaca e os padrões de ondas cerebrais, estimula o sistema imunológico e desestressa, gerando menos problemas de saúde, relacionamentos melhores e vidas mais longas. Resultados que atestam o poder da área para aprimorar o foco, aumentar a clareza e melhorar a tomada de decisões, inclusive no mundo dos negócios.

LEIA TAMBÉM: Veja nove dicas de profissionais de diversas áreas para melhorar a criatividade no home office

À medida que os méritos combinados da atenção plena e do trabalho remoto mostram aumento da produtividade, mais líderes corporativos estão embarcando no trem de meditação. Sharat Sharan, CEO, presidente e cofundador da ON24, uma empresa de tecnologia de marketing com sede em São Francisco, elogia as vantagens da prática para se manter calmo em tempos de pandemia global. Além disso, ele acredita que sua saúde e energia pessoais são passadas para sua equipe, espalhando sentimentos positivos: “Depois da grande recessão, comecei a meditar e agora faço isso todos os dias por cerca de 12 minutos. Essa rotina me ajudou a ficar atento, pragmático e cultivar energia positiva. No meio de uma crise, você precisa incorporar pessoalmente a atitude que deseja que sua equipe e seu próprio negócio demonstrem”. Agora que mais pessoas estão trabalhando em casa, a produtividade consciente está sendo posta à prova para ajudar as pessoas a manter o equilíbrio entre o tempo pessoal e as tarefas profissionais. Se você faz home office, pode estar lutando para manter essa linha.

O que é produtividade consciente?

A produtividade consciente é um estado de espírito que carregamos para as tarefas de trabalho. É a conscientização intencional, momento a momento, do que está acontecendo ao nosso redor com compaixão auto-sintonizada à medida que avançamos nos horários e rotinas diárias. Envolve trazer toda a nossa atenção, sem julgamento, para as sensações, pensamentos e sentimentos corporais que surgem enquanto trabalhamos ou pensamos na conclusão de nossas tarefas.

Os funcionários que trabalham no piloto automático correm o risco de perder o contato consigo mesmos, com o momento atual e com as pessoas ao seu redor. Compromissos com autocuidado, vida espiritual, responsabilidades familiares, amigos, parceiros e filhos são frequentemente feitos e quebrados por conta da pressão para produzir. Aqueles preocupados em entregar tarefas, às vezes, involuntariamente, buscam uma recompensa neurofisiológica do trabalho frenético e sentem uma adrenalina por cumprir prazos impossíveis. E a consciência interior é pouco mais que um cenário vago, embora agradável. A produção se torna a conexão central da vida –o lugar onde a “vida” realmente ocorre, o repositório secreto de drama e emoção, tão convincente quanto o dos viciados em bebidas ou cocaína.

A prática da atenção plena gera mudanças de dentro para fora –independentemente das circunstâncias do local de trabalho ou da natureza de seus problemas. Em vez de atacar a si mesmo quando as coisas desmoronam, uma sintonia consciente e auto-compassiva consigo mesmo o ajuda a lidar com o estresse e as falhas nos negócios, perda de emprego ou preocupação e ansiedade sobre os objetivos da carreira.

A produtividade consciente é baseada no auto-cuidado. O estresse sobre os efeitos do coronavírus na economia, a perda de negócios, um relacionamento vacilante com um chefe ou colega ou o medo de um próximo desafio no trabalho comprometem sua saúde mental. Quando a mente pensa demais, a preocupação e o estresse eclipsam a situação problemática. Seu sofrimento interno o sequestra e amplia a situação real. Nesses casos, sua mente usa você. Mas, quando se pratica a produtividade consciente, usa-se a cabeça para navegar pelas desgraças do trabalho com clareza, autocompaixão, coragem e criatividade. Minha equipe de pesquisa da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte descobriu que os trabalhadores irracionais tinham taxas de burnout estatisticamente mais altas, estavam mais desconectados de si mesmos e tinham menos autoconhecimento do que os trabalhadores conscientes, que mostravam mais autonomia no momento presente, com características como clareza, calma, compaixão e confiança.

Os trabalhadores que praticam a mentalidade dessa forma têm consciência no momento presente de seus pensamentos, emoções e sensações corporais. Eles sabem quando fechar a maleta, trocar as marchas e viver o momento –seja no jogo de futebol de um filho ou na comemoração de um aniversário de casamento. Eles podem desativar seu apetite pelo trabalho, prestar atenção ao ambiente e ficar emocionalmente presente tanto nos horários de folga como no horário de trabalho. A produtividade consciente nos permite desfrutar do profundo mistério de estar vivo sem a necessidade de elevações de trabalho ou de entorpecer-se com multitarefas. 

Veja galeria abaixo, dez maneiras de exercitar a mentalidade consciente e maximizar sua produtividade no home office:

  • 1. Defina seu espaço de trabalho

    Limite seu espaço a uma área específica da sua casa, para que sua produtividade não interfira na vida de outros membros da família e você possa se concentrar. Tenha um espaço organizado como sua estação de trabalho, em vez de verificar e-mails, mensagens de voz ou mensagens de texto na frente da TV ou espalhar as tarefas na mesa da cozinha. Se não tiver uma sala separada, encontre uma área com fluxo mínimo de tráfego ou um canto do cômodo fora da área principal.

    gettyimages10000-Hours
  • 2. Crie regras

    Estabeleça um cronograma definido e cumpra-o. Evite dormir ou comer durante o trabalho e trate seu espaço como se fosse o seu escritório do outro lado da cidade, mesmo que você esteja andando da cozinha para o quarto. Somente vá para este espaço designado quando precisar concluir uma tarefa e tente manter as mesmas horas que você registra no escritório para não ser consumido pela carga de trabalho.

    gettyimages-Nitat-Termmee
  • 3. Vá com calma

    Faça um esforço consciente para trabalhar no momento presente. Lembre-se de seus colegas de trabalho virtuais e considere comer, caminhar e agir mais devagar. A produtividade não é uma maratona, uma corrida, e estudos mostram que é aprimorada com equilíbrio. A ansiedade coloca você na linha de chegada a tempo, mas saiba que, assim, você não aproveita o caminho até o objetivo final. Lembre-se: a tartaruga venceu a corrida, não a lebre.

    gettyimages-Nitat-Termmee
  • 4. Pratique o auto-cuidado

    Certifique-se de equilibrar seus dias com alimentação saudável, exercícios regulares e sono amplo. Preso em casa, é possível trabalhar 24 horas, mas isso contraria o auto-cuidado saudável. Diga a si mesmo que há um limite para o que você pode fazer e tire o resto da cena. Considere essa atitude não como uma fraqueza, mas uma força. Se se sentir culpado por isso, lembre-se de que pisar no freio do descanso e relaxamento dá a você o combustível para alcançar seus objetivos.

    gettyimagesMarko-Geber
  • 5. Evite ser multitarefas

    Os estudos mostram que ser multitarefas não é algo que faz com que as pessoas se concentrem em uma coisa de cada vez, o que resultaria em ações mais calmas, eficazes e produtivas. De acordo com os pesquisadores de Harvard, se você é como uma pessoa comum, perde-se em 47% das vezes e ser multitarefas pode mantê-lo preso nesse labirinto.

    gettyimages-Jessica-Peterson
  • 6. Defina limites

    Aprenda a dizer não. Recuse-se a se comprometer com mais projetos quando já estiver sobrecarregado. Diga a si mesmo que há um limite para o que você pode fazer. Quando você diz sim, mas quer dizer não, está descuidando da sua saúde mental e física. Desenvolva limites psicológicos para conseguir se livrar constantemente das tentações ao seu redor –bolo de chocolate na geladeira ou tarefas pessoais inacabadas, como lavar roupas, aspirar ou organizar a prateleira de temperos– que, de outra forma, poderiam comprometer sua produtividade. Conclua todas as tarefas pessoais fora do horário de trabalho.

    gettyimages-Mike-Kemp
  • 7. Cultive a auto-compaixão

    Coloque a máscara de oxigênio em si primeiro. Preste atenção em como você fala consigo mesmo. Em vez de se atacar quando esquecer de algo, cometer um erro ou falhar em uma tarefa, regue a si mesmo com compaixão. Pratique conversas animadas e se trate com o mesmo apoio e bondade amorosa que você oferece ao seu melhor amigo. Quando sobrecarregado, fale de si mesmo com palavras de bom coração.

    gettyimages-Westend61
  • 8. Desconecte-se

    O melhor remédio para aumentar produtividade é garantir que você gaste bastante tempo em outras atividades. A natureza não projetou seu corpo para ficar preso à mesa por longos períodos de tempo. Troque almofadas reserve um minuto para respirar, comer um lanche, olhar para a janela ou esticar e se movimentar. Fora do horário de trabalho, viva o presente e clareie sua mente com ioga, caminhadas solitárias na natureza ou meditação.

    gettyimages-Westend61
  • 9. Compartilhe a carga

    Não exija ser capaz de fazer tudo. Gerencie sua programação em vez de deixá-la gerenciar sua vida. Peça ajuda quando precisar. Delegar tarefas é sinal de um trabalhador confiante e produtivo. Garanta que outros colegas de casa estejam fazendo sua parte e divida as tarefas agora que toda a família está junta, para que você possa se concentrar em sua produtividade. Priorize tarefas e defina prazos realistas.

    gettyimages-Westend61
  • 10. Reserve um tempo para relacionamentos

    Integre mais tempo ao seu cronograma produtivo para interações humanas virtuais com colegas de trabalho e amigos, além de tempo presencial com os membros da família. Proteja seu domínio pessoal de chamarizes eletrônicos e saiba quando desativá-los. Tire dias de folga e férias onde você relaxa e se diverte. Integre o tempo pessoal ao seu dia (como levar seu filho a uma consulta médica) da mesma forma que integra tarefas do trabalho ao seu tempo pessoal.

    gettyimagesThomas-Barwick

1. Defina seu espaço de trabalho

Limite seu espaço a uma área específica da sua casa, para que sua produtividade não interfira na vida de outros membros da família e você possa se concentrar. Tenha um espaço organizado como sua estação de trabalho, em vez de verificar e-mails, mensagens de voz ou mensagens de texto na frente da TV ou espalhar as tarefas na mesa da cozinha. Se não tiver uma sala separada, encontre uma área com fluxo mínimo de tráfego ou um canto do cômodo fora da área principal.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).