9 drinques com champanhe para fazer em casa durante a temporada de festas

Kristin Tablang/Reprodução/Forbes
Kristin Tablang/Reprodução/Forbes

O período de festas é uma ótima oportunidade para abrir a mente e ousar na busca do equilíbrio perfeito entre as comidas e drinques

Não há nada melhor do que combinar um bom blanc de blancs (Pol Roger 2009 é um dos meus favoritos) com algo que é tradicionalmente excêntrico: frango frito, niguiri de uni e até petiscos de pele de peixe de Singapura. A acidez do champanhe faz maravilhas a qualquer prato ou refeição que tenha sal ou gordura suficiente para quebrá-la.

No entanto, especialmente durante o período de festas, é preciso ter mente mais aberta para ousar na busca do equilíbrio perfeito entre as comidas e bebidas. Então, pedi a ajuda a diversos barmans e bartenders para que ensinassem a fazer drinques em casa.

LEIA MAIS: Volta ao mundo em 5 drinques

Veja, na galeria a seguir, nove receitas fáceis e incríveis para saborear e servir nas comemorações:

  • Let The Beet Drop

    Receita de Dominic Alling, embaixador do gim The Botanist

    “O Rosé Fizz apresenta ingredientes frescos e sazonais, incluindo xarope de mel e alecrim fresco. O drinque Let the Beet Drop conta com suco de beterraba fresco, que adiciona profundidade ao espumante. O gim The Botanist combina perfeitamente com ele, apresentando uma variedade de perfis de sabor que complementa uma ampla diversidade de elementos. Todos os ingredientes funcionam harmoniosamente. Com as festas de fim de ano se aproximando, é um ótimo momento para trabalhar nas habilidades de coquetelaria.”

    Ingredientes:
    60 ml de gim The Botanist
    15 ml de suco de limão fresco
    60 ml de suco de beterraba
    60 ml de prosecco

    Modo de preparo: coloque o gim, o suco de limão limão e o suco de beterraba com gelo em um copo alto. Cubra com o prosecco. Enfeite com casca de limão.

    Brent Herrig/Reprodução/Forbes
  • Raspberry Velvet

    Receita de Juan Fernandez, diretor de bebidas do The Ballantyne, A Luxury Collection Hotel

    “Inventado pela primeira vez em 1861, o Black Velvet é um coquetel único e atemporal. A adição de licor de framboesa dá um pequeno toque no clássico.”

    Ingredientes:
    90 ml de champanhe
    30 ml de licor Chambord
    60 ml de Guinness Stout

    Modo de preparo: despeje o champagne e o Chambord e, em seguida, coloque o Guinness Stout para cobrir o champanhe.

    The Ballantyne/Reprodução/Forbes
  • Spritz à l’Orange

    Receita de Nico de Soto, consultor de bebidas; proprietário do Danico, em Paris, e do Mace, em Nova York

    “O Spritz à l’Orange confere complexidade a um spritz normal, lembrando-me daquelas tardes no sul da França onde passei grande parte da minha juventude. Uma borrifada de elegância e a arte francesa quase te faz esquecer da pandemia. É tão fácil de fazer em casa que você pode tomar o tipo de coquetel que normalmente tomaria em um bar renomado, mas em casa, enquanto espera a pandemia passar.”

    Ingredientes:
    60 ml de licor de laranja Ferrand Dry Curaçao
    150 ml de vinho espumante branco seco ou champanhe
    1 rodela de limão
    1 fatia de laranja, para enfeitar

    Modo de preparo: encha uma taça de vinho com gelo. Despeje o Ferrand Dry Curaçao na taça copo e acrescente uma rodela de limão. Cubra com vinho espumante bem gelado e mexa delicadamente. Enfeite com uma rodela de laranja.

    Maison Ferrand/Reprodução/Forbes
  • Sazerac Royale

    Receita de Gavin Humes, diretor de alimentos e bebidas da Scratch Restaurants

    “Sazerac é meu drinque favorito e sempre tentei encontrar uma maneira de aperfeiçoá-lo. Esta é a forma perfeita de fazer isso. A adição de champanhe à técnica básica do Sazerac torna a bebida mais leve, enquanto mantém o peso que eu espero de um Sazerac bem feito.”

    Ingredientes:
    Absinto
    Cubo de açúcar
    Bitter Peychaud
    30 ml de uísque rye
    120 ml de champanhe
    Casca de limão

    Modo de preparo: despeje uma pequena quantidade de absinto em uma taça coupe e gire o copo revestindo todo o interior do copo com absinto. Jogue fora o excesso. Adicione o cubo de açúcar no fundo do copo e o encharque com bitters (geralmente quatro ou mais dashes). Adicione o uísque e cubra com champanhe gelado. Finalize com o twist de limão sobre a bebida.

    Gavin Humes/Reprodução/Forbes
  • Brunchy Bubbly Berry Pineapple Mimosa

    Receita de Natalie Migliarini, fundadora da Beautiful Booze

    “Uma deliciosa e borbulhante mimosa é drinque clássico para qualquer jantar. Com a vodca de abacaxi, a bebida se transforma em um incrível drinque.”

    Ingredientes:
    60 ml de Seagram’s Pineapple
    15 ml de xarope de morango
    15 ml de suco de limão
    Champanhe para finalizar
    Enfeite com morango e cascas de frutas cítricas

    Modo de preparo:coloque tudo em uma coqueteleira, exceto o champanhe. Agite e coe em uma taça coupe ou flute. Cubra com champanhe e decore com morango e cascas de frutas cítricas.

    Beautiful Booze/Reprodução/Forbes
  • Swanky Panky

    Receita de Gareth Evans, embaixador global da Absolut Elyx

    “Essa bebida é é baseada no clássico Hanky Panky, de Ada Coleman no Savoy –que combinava gim, vermute doce e Fernet-Branca para fazer um coquetel incrivelmente complexo. Você não vê uma grande quantidade de drinques sofisticados à base de vodca e ainda menos com vodca e espumante. Então, achei que seria ótimo tentar combinar os dois e mostrar tanto a sensação na boca do Elyx. O Fernet tem um sabor super forte, então você realmente não precisa de muitos ingredientes para dar uma profundidade real ao coquetel. A casca da toranja adiciona um aroma incrível. ‘Chique’ é um termo que minha mãe usava para qualquer coisa que ela pensasse ser um pouco sofisticada –espero que ela e Ada Coleman aprovassem este coquetel.”

    Ingredientes:
    135 ml de Absolut Elyx
    90 ml de Lillet Rouge
    22 ml de Fernet-Branca
    45 ml de champanhe

    Modo de preparo: misture os três primeiros ingredientes com gelo, coe em uma taça de cobre resfriada e cubra com o champagne. Enfeite com uma casca de toranja.

    Laurence Hudghton/Reprodução/Forbes
  • Winter Spritz

    Receita de Stephen Kurpinsky, embaixador nos EUA da Mr. Black Cold Brew Coffee Liqueur

    “Para muitos de nós, dificilmente existe uma sensação melhor do que estar perto de quem você ama nos feriados de fim de ano. É fundamentalmente o que torna esta época tão especial. O champagne é uma daquelas criações transcendentais feitas pelo homem para ser saboreado nas ocasiões mais importantes. Esta icônica bebida italiana implora para ser apreciada em qualquer ocasião, não apenas em feriados ou eventos especiais da vida. A sua própria existência oferece a desculpa para estourar aquela garrafa e aproveitar a festa. Este spritz sazonal é desenvolvido para ser apreciado durante toda a temporada: é amargo, espumante, torrado, além de incrivelmente gostável. Saúde!”

    Ingredientes:
    30 ml de café Mr Black Cold Brew
    30 ml de Campari
    30 ml de refrigerante
    120 ml de champanhe

    Modo de preparo: adicione todos os ingredientes a uma taça de vinho com haste com gelo e mexa. Enfeite com uma roda de toranja e um raminho de alecrim fresco.

    Mr Black Cold Brew Liqueur/Reprodução/Forbes
  • Mondo Rouge

    Receita de Piero Procida, diretor de alimentos e bebidas do The London West Hollywood, em Beverly Hills

    “O vermelho simboliza a paixão mais do que qualquer outra cor. Em um mundo tão fragmentado, devemos permanecer apaixonados por nossas alegrias e experiências. Esta bebida é feita com a vibrante e sedutora tequila El Sativo, combinada com laranjas sanguíneas e bitters. O drinque é finalizado com champanhe e canela.”

    Ingredientes:
    30 ml de tequila El Sativo Blanco
    15 ml de suco de limão fresco
    15 ml de xarope de agave leve (1 parte de água, 1 parte de agave)
    30 ml de suco de laranja sanguínea fresco
    3 dashes de de angostura
    Champanhe para finalizar
    Canela em pó

    Modo de preparo: adicione tequila, limão fresco, xarope de agave, suco de laranja e bitters em uma coqueteleira com gelo. Agite e coe em peneira fina em uma taça flute. Cubra com champanhe. Finalize com óleo de laranja e canela em pó.

    The London West Hollywood At Beverly Hills/Reprodução/Forbes
  • Cucumber & Basil French 75

    Receita de Sebastien Derbomez, gerente de marca da William Grant & Sons

    “Este drinque combina duas das minhas coisas favoritas: gim e champanhe. Este coquetel era o melhor coquetel de celebração quando era embaixador da Hendrick’s. Nós costumávamos beber em todos os workshops que organizamos ao redor do mundo. Pepino e manjericão apenas elevam este coquetel clássico. Antes das décadas de 1980 e 1990, o French 75 era servido em um copo Collins cheio de gelo. Vamos voltar no tempo com esta receita!”

    Ingredientes:
    110 ml de champanhe
    20 ml de suco de limão
    35 ml de açúcar
    70 ml de Hendrick’s Gin
    4 folhas de manjericão
    4 cubos de pepinos

    Modo de preparo: amasse o pepino, o açúcar e o manjericão delicadamente na coqueteleira. Adicione os outros ingredientes e agite bem. Coe em um copo alto cheio de gelo e decore com folha de manjericão.

    Hendrick's/Reprodução/Forbes

Let The Beet Drop

Receita de Dominic Alling, embaixador do gim The Botanist

“O Rosé Fizz apresenta ingredientes frescos e sazonais, incluindo xarope de mel e alecrim fresco. O drinque Let the Beet Drop conta com suco de beterraba fresco, que adiciona profundidade ao espumante. O gim The Botanist combina perfeitamente com ele, apresentando uma variedade de perfis de sabor que complementa uma ampla diversidade de elementos. Todos os ingredientes funcionam harmoniosamente. Com as festas de fim de ano se aproximando, é um ótimo momento para trabalhar nas habilidades de coquetelaria.”

Ingredientes:
60 ml de gim The Botanist
15 ml de suco de limão fresco
60 ml de suco de beterraba
60 ml de prosecco

Modo de preparo: coloque o gim, o suco de limão limão e o suco de beterraba com gelo em um copo alto. Cubra com o prosecco. Enfeite com casca de limão.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).