Conheça os melhores novos uísques irlandeses para o St. Patrick's Day

Veja quatro lançamentos que têm trazido novas abordagens e sabores à categoria do uísque irlandês.

Karla Alindahao
Compartilhe esta publicação:
Annabelle Breakey/Getty Images
Annabelle Breakey/Getty Images

Os uísques irlandeses são um dos mais clássicos e famosos do mundo

Acessibilidade


Quando se trata de uísque, acredito muito na velha máxima esportiva: “Não é como você começa, é como você termina”. Alguns dos rótulos mais interessantes podem ter começado a vida em uma destilaria, mas depois saem de casa e são envelhecidos e amadurecidos por engarrafadores independentes. É aí que a verdadeira mágica acontece.

É também por isso que saí em busca de alguns uísques irlandeses não destilados para o St. Patrick’s Day, comemorado hoje (17). Embora obviamente haja muito o que apreciar de Jameson e outros uísques irlandeses do mercado mais popular, sempre fui atraída por bebidas que envolvem experimentação.

VEJA TAMBÉM: Os melhores rums e cachaças do mundo, segundo a premiação Global Spirits Masters

“O uísque irlandês tem uma rica tradição de engarrafadores independentes que remontam aos dias em que comerciantes de vinho de Dublin e donos de bares de toda a ilha compravam destilados locais para envelhecer e finalizar, assim produzindo o que continua sendo algumas das marcas mais icônicas do uísque irlandês”, diz William Lavelle, diretor da Irish Whiskey Association. “Hoje, uma nova geração de curadores está amadurecendo, finalizando e misturando os melhores uísques de nossas destilarias do século 21 e nos traz novas marcas e rótulos emocionantes, adicionando outras camadas à profundidade e diversidade da nossa bebida.”

No ponto de vista de Lavelle, certamente não há escassez de recém-chegados à categoria de uísque irlandês, misturando e finalizando uísques como bem entenderem. Aqui estão alguns lançamentos – de um que usa sete tipos diferentes de barris e todos os três estilos de uísque irlandês até um que tem uma nota de mosto com 80% de milho, que lembra o bourbon.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

PROCLAMATION BLENDED IRISH WHISKEY 

Divulgação

Com o nome da Proclamação da República da Irlanda de 1916, esta mistura triplamente destilada inclui um pouco de malte com acabamento em xerez antes de ser amadurecida em antigos barris de bourbon e barris de carvalho americano virgens. Com teor alcoólico de 40,7%, esse uísque oferece um perfil equilibrado que lhe confere versatilidade: ele funciona se você gosta de apreciar seu uísque puro, com gelo ou em um coquetel. É leve no nariz e no paladar, o que também o torna ótimo como um uísque introdutório para os iniciantes ou para quem procura algo relativamente suave e acessível.

NATTERJACK IRISH WHISKEY

Divulgação

Envelhecido em barris antigos de bourbon e finalizado em carvalho americano virgem, este uísque com 40% de teor alcoólico de destilação tripla possui uma nota de mosto de 80% de milho e 20% de cevada – o primeiro lançamento da Gortinore Distillers mais doce e leve do que o tradicional perfil do uísque irlandês. 

E não é surpresa que o rótulo tenha alguns elementos bem norte-americanos: o fundador Aidan Mehigan trabalhou brevemente na Destilaria Breckenridge quando teve a ideia do Natterjack (que, aliás, recebeu o nome do único sapo nativo da Irlanda). No nariz, pode-se confundi-lo com bourbon – devido a suas fortes notas de baunilha. Mas, no paladar, é distintamente irlandês e tem um sabor apenas um pouco maltado. Eu recomendo experimentá-lo com um único cubo grande de gelo ou no drink highball. E se você é principalmente um apreciador de bourbon procurando expandir seus horizontes, então este é para você.

VEJA TAMBÉM: The Macallan lança uísque mais antigo do mundo, com 81 anos

LOST IRISH WHISKEY 

Divulgação

Lost Irish whisky é o viajante mundial dos uísques. Utiliza sete barris de seis continentes: conhaque sul-africano, carvalho mizunara japonês, bourbon norte-americano, rum caribenho, tawny australiano e rum colombiano. Em seguida, ele combina todos os três estilos dos uísque irlandês – grãos, single malt e  de alambique (single pot) – para criar um rótulo frutado que funciona incrivelmente bem em coquetéis. É ao mesmo tempo cremoso com um pouco de potência, o que o torna particularmente adequado para  um café irlandês ou qualquer bebida de uísque que exija um rótulo que não se sobreponha.

THE SPANISH EARL SINGLE MALT IRISH WHISKY 

Divulgação

Esta é a terceira parte da série Battle of Kinsale da Kinsale Spirit (a primeira e a segunda são o uísque irlandês Red Earl e o grão único Great Earl, respectivamente). Com 43% de álcool, é o rótulo “mais forte” dessa lista de uísques irlandeses. 

No nariz, Spanish Earl é enganosamente terroso, sugerindo um perfil mais fresco. Mas é mais ousado e mais rico no paladar – e ficaria bem em coquetéis mais encorpados e complexos. Por exemplo, se eu fosse misturar um chocolate quente com um uísque irlandês, escolheria este dos quatro.

Quanto ao líquido, ele é envelhecido primeiro em barris antigos de bourbon antes de uma porção terminar em barris imperiais robustos – enquanto a outra parte é finalizada em barris de rum jamaicano. Eles se casam depois de pelo menos três meses.

Compartilhe esta publicação: