7 características de bons recrutadores

Dar feedback para o candidato é um dos pontos mais importantes

Compartilhe esta publicação:

Muitas vezes passam despercebidos, mas os recrutadores podem ser de grande ajuda quando se trata de encontrar as vagas de emprego mais apropriadas para cada candidato. Eles conhecem o perfil de cada um e com base nisso, e em sua ótima relação com empresas, eles encaminham para o lugar onde cada um pode dar certo.

Acessibilidade


Apesar disso, encontrar um bom recrutador é essencial: ele precisa entender o que você busca, precisa ser honesto em relação ao que está acontecendo e muito importante, dar um feedback sobre a situação da contratação.

Veja, na galeria de fotos a seguir, sete características que bons recrutadores possuem:

  • Bons recrutadores são honestos

    Bons recrutadores são honestos
    Pode ser que você ouça do seu recrutador coisas como “sei que você acredita ser qualificado para este emprego, mas não é a melhor opção”. Não leve a mal. Pelo contrário, veja como uma dica e continue caminhando de cabeça erguida procurando a vaga mais se encaixa no seu perfil.

  • Bons recrutadores não fazem perguntas invasivas

    Bons recrutadores não fazem perguntas invasivas
    A relação recrutador-candidato é baseada na confiança e isso é algo que um recrutador tem de ganhar. Fazer, logo de cara, perguntas pessoais e que pareçam estranhas não é algo que um bom recrutador deve fazer.

  • Bons recrutadores não diminuem as expectativas de seus candidatos

    Bons recrutadores não diminuem as expectativas de seus candidatos
    Alguém que está te ajudando a encontrar um emprego obviamente não pode falar coisas como “você não está pronto para isso”. É preciso agir, tentar encontrar o lugar onde o candidato mais se encaixa.

  • Bons recrutadores focam numa relação de longo prazo

    Bons recrutadores focam numa relação de longo prazo
    Um recrutador que não faz o trabalho direito provavelmente vai pegar seu currículo, colocar numa pilha com muitos outros. Bons recrutadores, por outro lado, não vão trata-lo como só mais um cliente.

  • Anúncio publicitário
  • Bons recrutadores mantêm seus candidatos atualizados

    Bons recrutadores mantêm seus candidatos atualizados
    Quando você começar a trabalhar com um recrutador, pode enviar um e-mail que estabeleça as condições para o engajamento. Se ele não está disposto a enviar-lhe uma mensagem no mínimo uma vez por semana dizendo se há notícias de um determinado empregador ou não, procure outra pessoa para ajudar.

  • Bons recrutadores dão feedback

    Bons recrutadores dão feedback
    Depois de uma entrevista de emprego, todo mundo quer um feedback. Bons recrutadores se preocupam em manter o candidato sempre bem informado sobre a reação dos empregadores e sobre o que eles acharam de você. Se um recrutador disse que não tem contato com a empresa, ou algo do tipo, procure outro.

  • Bons recrutadores convencem

    Bons recrutadores convencem
    Eles mostram que trabalhar na empresa é uma ótima escolha, e não por meio de falar quantos candidatos ótimos também estão concorrendo para a vaga. Eles não interrompem no meio da frase no meio da frase e se fizer algo parecido, fuja! É claro que o recrutador vai precisar ouvir sobre suas experiências passadas, mas eles já devem saber algumas coisas muito antes de chamar ou mandar um e-mail, assumindo que o seu perfil no LinkedIn, por exemplo, esteja atualizado. Se você pegar o telefone e imediatamente a pessoa começar a perguntar sobre suas habilidades ou – pior ainda – seu salário atual, você tem todo direito de desistir.

Bons recrutadores são honestos

Bons recrutadores são honestos
Pode ser que você ouça do seu recrutador coisas como “sei que você acredita ser qualificado para este emprego, mas não é a melhor opção”. Não leve a mal. Pelo contrário, veja como uma dica e continue caminhando de cabeça erguida procurando a vaga mais se encaixa no seu perfil.

Compartilhe esta publicação: