Saiba quais são os melhores uísques single malt de 2022

A competição International Wine and Spirits Competition julgou mais de 4 mil rótulos e elegeu os melhores uísques escoceses do mundo.

Joseph V Micallef
Compartilhe esta publicação:
IWSC
IWSC

O IWSC premia todos os anos os melhores rótulos de destilados do mundo, entre eles uísques

Acessibilidade


A International Wine and Spirits Competition (IWSC) anunciou neste mês os resultados da sua avaliação de destilados de 2022. Ao todo, 85 juízes, a maioria do Reino Unido, avaliaram mais de 4.000 participantes, em mais de uma dúzia de categorias principais de bebidas.

Na categoria de uísque escocês, tradicionalmente uma das maiores e mais competitivas do concurso, 38 rótulos foram premiados com a cobiçada medalha Gold Outstanding.

VEJA TAMBÉM: The Macallan lança uísque mais antigo do mundo, com 81 anos

O IWSC é uma competição anual de vinhos e destilados. Fundada em 1969 por Anton Masssel, ela cresceu e tornou-se um dos maiores campeonatos da categoria no mundo. Os destilados são avaliados em uma escala de 100 pontos e os prêmios são concedidos entre Gold Outstanding (98-100 pontos), Gold (95-97 pontos), Silver (90-94 pontos) e Bronze (85-89 pontos).

Os três melhores uísques escoceses, cada um com 99 pontos de 100, foram, surpreendentemente, de duas destilarias menos conhecidas da Escócia: Tomatin e Deanston.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Tomatin é uma destilaria localizada na vila de mesmo nome, no distrito de Speyside, nas Terras Altas da Escócia. Depois de ter passado por vários proprietários, é agora da Marubeni, uma empresa japonesa de comércio e investimento. Ela já foi a maior destilaria do país, com capacidade anual de cerca de 10 milhões de litros de álcool puro.

A produção atual é de aproximadamente 2 a 3 milhões de litros de álcool. A maior parte dela é destinada para suas próprias marcas de blends: Antiquary e Talisman. A empresa vem mudando sua produção para single malts e expandindo sua gama disponível de rótulos. Aumentar a porcentagem de barris de primeiro uso de ex-bourbon e jerez permitiu produzir single malts muito saborosos, estruturados e complexos.

“Tomatin, 1976 Single Malt Scotch Whisky” e “Tomatin, Legacy Single Malt Scotch Whiskyforam dois dos três melhores uísques escoceses classificados.

O Tomatin 1976 é uísque de um único barril com mais de 36 anos de idade, destilado em 13 de setembro de 1973 e engarrafado em 10 de agosto de 2010. Amadureceu em barricas novas de carvalho americano. A nota oficial de degustação do Tomatin 1976 descreveu-o como: “Com especiarias fortes e aromas de madeira. Evolui para poderosos frutos vermelhos com alto teor alcoólico. A adição de água cria notas mais suaves e doces de frutas tropicais e especiarias de baunilha. Final longo doce.”

VEJA TAMBÉM: 3 uísques escoceses ultrarraros que são um verdadeiro investimento

O Tomatin Legacy é um rótulo sem declaração de idade (NAS, na sigla em inglês) que é amadurecido em uma combinação de barris ex-bourbon e carvalho virgem. Sua nota de degustação o descreve como: “Limões maduros com mel e baunilha doce caracterizam o nariz, enquanto um agradável sabor de toranja fresca surge maravilhosamente no paladar, criando um soberbo realce. Perfumado e complexo, com um final harmonioso e persistente.”

Divulgação
Divulgação

Tomatin, Legacy Single Malt Scotch Whisky

O terceiro uísque mais bem classificado é o “Deanston, Virgin Oak, Single Malt Scotch Whisky”. Este é um rótulo NAS defumado, produzido na destilaria Deanston em Doune, uma pequena cidade a noroeste de Edimburgo. A empresa pertence à Distell desde 2013 – um conglomerado de bebidas sul-africano recentemente adquirido pela cervejaria holandesa Heineken.

O Deanston Virgin Oak é um uísque jovem amadurecido em barris ex-bourbon e depois finalizado em barris novos de carvalho americano de Kentucky. A nota oficial de degustação descreveu o uísque como: “Esplendidamente extravagante com um rico fluxo de chocolate ao leite, baunilha suave e pêras suntuosas no paladar. O final é longo e pesado, com um fluxo cremoso impressionante de nozes. Absolutamente maravilhoso.”

Os outros vencedores foram uma mistura de medalhistas frequentes, bem como várias destilarias menos conhecidas.

Ardbeg 25 YO e Ardbeg Wee 5 YO Beastie foram ambos premiados com medalhas Gold Outstanding. Glendronach, uma destilaria cujo perfil e medalhas vêm crescendo rapidamente sob a mão hábil da mestre destiladora Rachel Barrie, foi triplamente vencedora.

Glendronach 16 YO Boynsmill,18 YO Allardice e 21 YO Parliament foram premiados com títulos Gold Outstanding. O 21 YO, um favorito pessoal que é amadurecido em barris de jerez Oloroso e Pedro Ximénez (PX), recebe o nome de um bando de corvos residentes na destilaria – o “parlamento”.

A nota oficial de degustação descreveu o uísque 21 YO como: “Aromas e sabores misturados de bolo natalino, jerez, verniz de móveis e chocolate amargo, com algumas notas de cera de abelha e tâmaras secas. Esplêndido e lindamente arredondado, com uma especiaria amadeirada muito atraente no final.”

VEJA TAMBÉM: O que o futuro reserva para a marca de uísque mais cara do mundo

Entre os medalhistas Gold Outstanding menos conhecidos estão Balblair, que foi triplo vencedor por seus 12 anos, 18 anos e 25 anos. Esta é outra destilaria em ascensão, cujo portfólio de uísques de malte é excelente e extremamente subestimado. Sua destilaria irmã, Pulteney, também ganhou por seu rótulo de 18 anos.

O Balblair 25 YO, um uísque excepcional, foi descrito na nota oficial de degustação como: “Uma fruta outonal, compota de maçã e aromas de nozes torradas criam um nariz muito atraente. Sabores suculentos de melão com notas de baunilha e nibs de cacau ficam ao lado de notas de casca de limão e noz-moscada. Complexo no final com nuances de carvalho fino.”

Divulgação
Divulgação

Balblair 25 YO

Outros vencedores notáveis ​​são o 15 YO Viking Heart Single Malt Scotch Whisky da Highland Park e os rótulos 16 YO e 21 YO de Aberfeldy. A Glenmorangie Company ganhou medalha Gold Outstanding pelo Finest Reserve 19 YO Single Malt Scotch Whisky.

Entre os destiladores de Islay, Laphroiag foi a grande vencedora, levando dois prêmios Gold Outstanding por seu 10 YO Sherry Oak Finish Single Malt Scotch Whisky e seu Select Single Malt Scotch Whisky. Os uísques de Islay casam-se particularmente bem com barricas de vinho doce, produzindo expressões que são defumadas e com notas frutadas e doces distintas.

Kilchoman foi a única outra destilaria de Islay a receber uma medalha Gold Outstanding de destaque. Ganhou por seu Machir Bay Scotch Whisky. O uísque é amadurecido em barris ex-bourbon e jerez. A Great Drams, uma engarrafadora especializada, recebeu uma medalha de ouro por seu uísque Islay Distillery Single Cask Single Malt.

Entre os vencedores mais incomuns estava Atom Brands, 10 YO Seaweed & Aeons & Digging & Fire Single Malt Scotch Whisky. A nota de degustação descreveu-o como: “Frutas maduras por toda parte. Maçã, frutas vermelhas, pêssegos e ameixa com canela, crumble de cranberry. Uma pitada de couro velho realça este rótulo picante suave e fácil de beber, com aroma defumado. Leve e adorável.”

Divulgação
Divulgação

10 YO Seaweed & Aeons & Digging & Fire Single Malt Scotch Whisky

Outro vencedor incomum foi um rótulo de uísque escocês de malte da The Lindores Company, uma das mais novas destilarias da Escócia. Ela recebeu o nome de uma das destilarias originais do século 17 da Escócia que ficava na Abadia de Lindores. The Lindores Distilling Company, Single Malt Scotch Whisky foi descrito pelo júri como: “Doce combinando com azedo: creme inglês, maçãs cozidas, ameixas verdes, uvas brancas e mel. Picante, frutado e docemente perfumado com notas de barril e canela. Bem-arredondado e complexo.”

VEJA TAMBÉM: Os melhores rums e cachaças do mundo, segundo a premiação Global Spirits Masters

Loch Lomond, outra destilaria de uísque escocês com um perfil em rápida ascensão, ganhou uma medalha de ouro pela Inchmoan 12 YO e Glengarry 12 YO. Este último é amadurecido em uma combinação de barris ex-bourbon de primeiro enchimento e refil, bem como barris ex-bourbon queimados.

A nota de degustação do Inchmoan 12 YO descreveu-o como: “Brilhante e perfumado, cheio de fumaça doce em camadas de chocolate escuro cremoso e carvalho polido. Untuoso e rico na boca, soberbamente equilibrado e maravilhosamente longo, com uma qualidade de caramelo de baunilha persistente em um final muito atraente.”

Divulgação
Divulgação

Loch Lomond, Inchmoan 12 YO Single Malt Scotch Whisky

Completando os vencedores da medalha de ouro, vários rótulos da Whyte & Mackey: Co-Op Irresistible 12 YO, Tamnavulin French Cabernet Sauvignon Cask Edition e uma opção de varejo mais popular, a Sainsbury’s Taste The Difference Speyside Single Malt Scotch Whisky.

Outros vencedores de destaque incluíram o Ballantine’s Glenburgie 12 YO Single Malt Scotch Whisky. A maior parte da produção de uísque da Glenburgie está prevista para o Ballantine’s Blended Scotch Whisky, um dos 5 maiores blends de uísque do mundo em volume. A destilaria, significativamente subestimada, também vem lançando rótulos de uísque single malt.

A descrição da comissão do júri sobre ele foi: “Cheirar este rótulo abre a porta para uma confeitaria refinada que cheira a brioche assado, pó de amêndoa, chocolate e marzipan. Abacaxi e pêssego em calda repousam sob um manto de pimenta preta e gengibre em um paladar de comprimento superlativo.”

Glencadam, outra destilaria pouco conhecida, que está entre as destilarias em funcionamento mais antigas da Escócia, levou três medalhas de ouro por seu The Rather Dignified 15 YO, Reserva Andalusia Oloroso Sherry Cask Finish e American Oak Reserve Small Batch Malt Scotch Whisky. A destilaria vem aumentando rapidamente sua linha de uísques com uma variedade de rótulos de barril único, bem como acabamentos de barril inovadores.

O Oloroso Sherry Cask Finish, um favorito pessoal, foi descrito pelo painel de jurados como: “Lindamente aromático com baunilha doce, mel perfumado e jasmim floral no nariz. Picante no paladar com sabores complexos de banana, maracujá e canela. Charmoso e extremamente bem equilibrado por toda parte.

Os outros medalhistas de ouro duplo incluíram: William Grant & Sons, Ailsa Bay; Glen Moray, acabamento Elgin Heritage 21 YO Portwood; Ian Macleod Distillers, Glengoyne 12 YO; Glen Turner Company, Heritage Double Cask; John Dewar & Sons, Royal Brackla 18 YO Sherry Cask Finish Paulo Cortado e William Grant & Sons Distillers, The Balvenie 12 YO Sweet Toast of American Oak.

O julgamento deste ano produziu uma excelente seleção de uísques escoceses. Alguns medalhistas famosos e perenes, outros nem tanto. Muito para explorar e descobrir aqui.

Compartilhe esta publicação: