Portugal: Hotel Octant Évora traz luxo e descanso ao Alentejo

Nova rede hoteleira traz hospedagens focadas no design e na cultura local portuguesa

Ann Abel
Compartilhe esta publicação:
Divulgação
Divulgação

A piscina no hotel Octant Évora

Acessibilidade


Vou ser sincera: tenho um fraco por hotéis pequenos e independentes que são projetos de paixão de empreendedores meio malucos, que não se importam com lucros e perdas ou agradar seus investidores, nem seguem a sabedoria convencional. Os hotéis como investimentos, nos quais as análises de custo-benefício e as decisões mais seguras são bastante claras, geralmente não fazem isso por mim.

Mas vou abrir uma exceção para a portuguesa Discovery Hotel Management, parte de um fundo de investimento que compra imóveis degradados (recentes, não antigos palácios decadentes) em Portugal e os traz de volta à vida. Mais do que isso: dão-lhes vida nova e muita alma portuguesa. É mais sustentável do que construir do zero, e um pouco de história nunca é uma coisa ruim.

Leia mais: Por dentro do mais novo e paradisíaco resort de ultraluxo do mundo

Assim me tornei fã de hotéis como o Douro 41, o Vila Monte Farm House no Algarve e Furnas Boutique Hotel nos Açores. E então prestei atenção quando vi que todos eles estavam passando por um rebranding – desistir do reconhecimento do nome deve ser por um motivo muito bom.

A razão aqui é a criação da Octant Hotels, uma nova marca (de oito hotéis, é claro) destacando as hospedagens focadas no design e com espírito local da DHM, adicionando uma grande dose de “liberdade” à mistura. Eles estão particularmente orgulhosos de seus serviços 24 horas, incluindo café da manhã sob demanda a qualquer hora, mesmo após o buffet ser desmontado – embora valha a pena acordar para esse buffet, com sua grande variedade e qualidade. As duas piscinas externas também estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e uma terceira é aquecida e coberta para banhos de inverno.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.
Divulgação
Divulgação

Visão geral do Octant Évora

Eles também criaram uma nova e bacana definição de luxo: gentileza, empatia e eficiência, um ambiente onde hóspedes e funcionários estão à vontade. E, de fato, todos que encontrei durante uma recente estadia no Octant Évora, desde os atendentes da recepção até os terapeutas do spa que me levaram para um ritual de boas-vindas quase no momento em que cheguei aos garçons no jantar, foram simpáticos e calmos, mas também fazendo as coisas acontecerem – algo que nem sempre é fácil de encontrar em 2022.

Outro toque especial da rede é tornar as coisas o mais local possível, desde os materiais de mobiliário e acabamentos nos 56 quartos do edifício principal e nas 16 moradias de dois e três quartos, à carta de vinhos alentejanos no restaurante aos food trucks que abrirão em breve ao lado do jardim. A horta abastece muito do que vai para a cozinha e, no geral, cerca de 78% dos fornecedores do hotel estão sediados em Évora.

Antes de existir o Octant, a propriedade era conhecida como Évora Farm Hotel – construída por volta de 2008 como tal para um futebolista português que ficou sem fundos no crash econômico do mesmo ano. O hotel foi abandonado até que o DHM se envolveu e o abriu em 2021.

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
Divulgação

Os componentes da fazenda ainda existem – não apenas a horta (onde os chefs e jardineiros conduzem visitas guiadas), mas também uma fazenda de animais, com um pônei chamado Mathilde, um porco chamado Bacon (não virará) e uma ovelha chamada Alecrim.

Esse zoológico está crescendo, e em breve eles estarão expandindo o espaço para isso. “Não esperávamos que os animais fossem tão felizes e procriassem tanto”, admite o gerente geral. Mas acomodado e feliz é o que todo mundo está. Há um programa de adoção de coelhos, mas todo o resto dos animais fica por lá. O objetivo é ser educativo, não apenas fofo – uma conexão com a natureza e a comida para as crianças da cidade e os adultos que as trazem para este hotel familiar.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: