São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizzas globalmente, atrás somente de Nova York – e também tem algumas das melhores redondas do mundo. A constatação é do prêmio italiano 50 Top Pizza, que divulgou nesta terça-feira (10) o seu ranking com as 100 melhores pizzarias de 2024, com cinco delas sendo do Brasil, quatro da capital paulistana: Leggera Pizza Napoletana (na 11ª posição), QT Pizza Bar (38ª), A Pizza da Mooca (53ª), Unica Pizzeria (87ª) e Ferro e Farinha, única representante do Rio de Janeiro (no 89º lugar).
Melhor entre as brasileiras e na América Latina, a Leggera é comandada por André Guidon e tem duas unidades em São Paulo. A pizzaria subiu nada menos do que 89 posições desde o ano passado, quando havia ficado na 100ª colocação. “Guidon prepara pizzas requintadas com uma massa macia e tipicamente napolitana. Elas são cobertas com ingredientes frescos e produtos italianos finos. Seu trabalho é certificado pela Associazione Verace Pizza Napoletana. O ambiente é simples e informal, a seleção do menu é vasta, quase como dar um passeio na Itália”, descreveu o ranking.
Leia também
Além da 38º lugar (um salto de 13 posições) da QT Pizza, o fundador da casa Matheus Ramos foi eleito o Pizzaiolo do Ano 2024. “Desde que inauguramosem 2019, investimos muito tempo, muita dedicação, muita força de vontade para sempre entregar o melhor possível nas nossas massas e cobertura, sempre estudando novas combinações. É muito gratificante ver esse esforço sendo traduzido em mais uma premiação deste nível, a terceira em quase cinco anos de funcionamento”, celebrou ele.
Fellipe Zanuto, um dos precursores da pizza napolitana no Brasil e chef de A Pizza da Mooca, também comemorou sua vitória: “Estamos pela terceira vez consecutiva na lista das melhores pizzarias do mundo. Quando começamos, em 2011, apenas nós fazíamos pizza napolitana e agora vemos o mercado crescendo cada vez mais”.
Já a Ferro e Farinha foi a primeira pizzaria carioca da história a figurar no 50 Top Pizza. O novaiorquino Sei Shiroma é o responsável pelo empreendimento, que faz redondas multiculturais, com ingredientes como shoyu, gengibre, peixe cru e pimenta sendo comuns nas receitas. O chef, que chegou ao Brasil há 12 anos e começou a vender pizza na rua, hoje conta com quatro casas da marca – uma quinta inaugura em breve no Shopping Leblon.
Ao todo, mais de 20 países de todos os continentes aparecem na lista do 50 Top Pizza, com jurados do mundo todo mantida pelo principal guia online de pizzas da Itália. O país europeu, como era de se esperar, teve seu destaque, com 41 representantes entre os 100 – menos no topo, com a Una Pizza Napoletana, de Nova York, em 1º lugar.
Esse é o top 10 melhores pizzarias do mudo em 2024:
- Una Pizza Napoletana – Nova Iorque, EUA
- Diego Vitagliano Pizzeria – Nápoles, Itália | empate com I Masanielli – Francesco Martucci – Caserta, Itália
- The Pizza Bar on 38th – Tokio, Japão
- Confine – Milão, Itália
- Napoli on the Road – Londres, Inglaterra
- Tony’s Pizza Napoletana – São Francisco, EUA
- I Tigli – São Bonifacio, Itália
- Sartoria Panatieri – Barcelona, Espanha
- 50 Kalò – Nápoles, Itália
- Seu Pizza Illuminati – Roma, Itália