Os 6 melhores uísques americanos de 2022

Joseph V Micallef
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

A International Wine and Spirits Competition julgou os melhores uísques americanos de 2022

Acessibilidade


Para a International Wine and Spirits Competition 2022 (IWSC), 85 juízes, a maioria do Reino Unido, avaliaram mais de 4.000 rótulos em uma dúzia de categorias principais de bebidas. Fundada em 1969 por Anton Massel, a IWSC é uma competição anual de vinhos e destilados. 

Nestes mais de 50 anos, ela cresceu e tornou-se um dos maiores campeonatos da categoria no mundo. Os destilados são avaliados em uma escala de 100 pontos e os prêmios são concedidos entre Gold Outstanding (98-100 pontos), Gold (95-97 pontos), Silver (90-94 pontos) e Bronze (85-89 pontos).

VEJA TAMBÉM: 3 uísques escoceses ultrarraros que são um verdadeiro investimento

Na categoria uísque americano, um total de seis uísques – cinco bourbons e um uísque de centeio – foram premiados com a cobiçada medalha Gold Outstanding. Os vencedores variaram de marcas icônicas, como Knob Creek e Larceny, a menos conhecidas como Distillery 291, uma das destilarias artesanais mais proeminentes do Colorado.

Aspen Stave Finished Barrel Proof Single Barrel Colorado Whiskey da Distillery 291 é um dos uísques artesanais mais proeminentes nos Estados Unidos. Este é tecnicamente um bourbon americano, mas o perfil de aroma e sabor difere substancialmente do bourbon típico de Kentucky. A empresa descreve seu uísque como Colorado Bourbon. O rótulo é amadurecido em barris de carvalho americano profundamente carbonizados e depois finalizado com a inserção de tiras de álamo carbonizadas nos barris. O resultado é um uísque excepcionalmente suave e saboroso.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O júri o descreveu como: “Rico com uma bela noz que é arrematado com chocolate e caramelo no nariz. Com especiarias ousadas, com uma riqueza encantadora no paladar, que proporciona um acabamento elegante e robusto de pimenta.”

Divulgação
Divulgação

Aspen Stave Finished Barrel Proof Single Barrel Colorado Whiskey

Esta é uma destilaria em ascensão com mais de 10 rótulos diferentes. Já conquistou dezenas de medalhas em competições internacionais de destilados, apesar de sua pouca idade. Se você é apaixonado pelo uísque americano, deve provar os uísques da 291 Distillery.

Knob Creek e John E Fitzgerald’s Larceny são duas marcas históricas cujos uísques são bem conhecidos e bem distribuídos nos Estados Unidos. Ambas as marcas têm preços excepcionalmente bons e seus destilados de nível de entrada têm um ótimo custo-benefício. Nos últimos anos, eles também têm lançado, cada vez mais, rótulos premium de uísque.

Knob Creek ganhou por seu 9 YO Straight Bourbon Whiskey, enquanto John E Fitzgerald’s Larceny ganhou por seu Barrel Proof Very Small Batch Kentucky Straight Bourbon Whiskey.

O júri descreveu o Knob Creek como: “Lindamente atraente no nariz, com maçãs carameladas, canela, chocolate e nozes brilhando. Agradavelmente integrado no paladar como notas de cereais, baunilha, chá e melado, entrelaçados com mentol fresco em uma jornada em direção a um final arrojado e persistente.”

VEJA TAMBÉM: Os melhores rums e cachaças do mundo, segundo a premiação Global Spirits Masters

O Larceny, por outro lado, foi descrito como: “Deliciosos damascos e mel enchem o nariz e combinam com passas carnudas e carvalho levemente defumado, dando uma boa intensidade na boca. Este é um Bourbon extremamente bem executado, interessante e complexo.”

Straight From The Barrel, Kentucky Straight Bourbon Whiskey, da Blanton’s, foi outro medalhista Gold Outstanding. A marca foi lançada em 1984, quando Elmer T Lee apresentou o primeiro bourbon de barril único do mundo. O rótulo Straight From The Barrel foi a terceira edição do uísque, logo depois do Blanton’s Original 93 e o Blanton’s Gold 103.

A Blanton’s agora faz parte do portfólio de uísques americanos Buffalo Trace/Sazerac, facilmente a coleção mais impressionante de uísques americanos de qualquer grande empresa de bebidas do mundo. A demanda pela marca disparou nos últimos anos. Ele costuma ser vendido por duas ou três vezes o preço de tabela e tornou-se impossível de encontrar. Se você encontrar uma garrafa, aproveite. É provavelmente o melhor investimento que você pode fazer.

O júri descreveu o rótulo como: “Nariz maravilhosamente sedutor de especiarias intensas, frutas quentes, como amoras e tâmaras, se combinam para dar um paladar suculento com um final poderoso, deixando uma doce nota de gengibre que perdura.”

Divulgação
Divulgação

Straight From The Barrel, Kentucky Straight Bourbon Whiskey, da Blanton’s

Thomas S Moore Port Cask Finished Bourbon, da Barton 1792 Distillery, também foi medalhista máximo.

1792 é uma das destilarias mais antigas de Bardstown, no estado norte-americano do Kentucky, a autoproclamada capital mundial dos bourbon. A destilaria data de 1889. Funcionou até 1920, quando foi fechada por causa da Lei Seca dos Estados Unidos. Passou por várias mãos antes de se tornar parte do portfólio de uísque americano da Sazerac em 2009.

VEJA TAMBÉM: The Macallan lança uísque mais antigo do mundo, com 81 anos

O uísque usa uma alta porcentagem de centeio em sua mistura de grãos. É envelhecido por cinco a sete anos em barricas de carvalho recém carbonizadas e depois é envelhecido por mais dois a cinco anos em um barril secundário, que anteriormente continha vinho do porto. 

O resultado é um uísque complexo e com camadas que o júri descreveu como: “Um nariz frutado de xerez, limpo e fresco com minerais e notas terrosas complexas no paladar; há calor e especiarias na parte de trás da boca e uma boa explosão de frutas cítricas que perduram na boca.”

Um uísque de centeio também ganhou uma medalha Gold Outstanding. O Redemption 10 YO Barrel Proof Rye Whiskey é um clássico uísque de centeio americano de uma destilaria que tem sido uma longa vencedora por seus rótulos e um pioneiro consistente no retorno do uísque de centeio.

O júri descreveu a bebida como: “Um delicioso uísque de centeio carregado de frutas, cheio de notas vegetais apimentadas e doces, anis e especiarias suaves. Há uma grande progressão no paladar, terminando com uma explosão extremamente prazerosa de frutas maduras.”

Divulgação
Divulgação

Redemption 10 YO Barrel Proof Rye Whiskey

Estamos na era de ouro dos uísques americanos. Nunca os uísques americanos ofereceram a variedade, complexidade e qualidade disponíveis hoje. Esses seis uísques são apenas uma fração das ofertas da categoria hoje. Eles são certamente excelentes, os melhores dos melhores e um ótimo ponto de partida na sua exploração do destilado. Saúde!

MAIS SOBRE A IWSC:

Esses são os melhores gins do mundo em 2022

Quais são os melhores uísques single malt de 2022

Compartilhe esta publicação: