Casa Chandon junta harmonizações de espumante com experiências imersivas em São Paulo

Marca de espumantes monta espaço temporário com degustações harmonizadas, instalações de arte e jantares assinados por chefs .

Giovanna Simonetti
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Casa Chandon/Divulgação
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Casa Chandon tem degustação dos principais espumantes da marca com aperitivos feitos pelo chef Marcos Carioba

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A Chandon inaugura no dia 30 de outubro, em São Paulo, a Casa Chandon, um espaço que abrigará, até 14 de novembro, tours guiados pela história e pelos produtos da maison de espumantes do grupo LVMH, pratos e drinks criados especialmente para o evento por chefs e bartenders como Victor Dimitrow e Ana Gumieri. 

Instalado na Casa de Cultura do Parque, no Alto de Pinheiros, o projeto assinado pelo artista multimídia, designer e arquiteto Guto Requena funcionará tanto nos horários de almoço quanto no jantar. A experiência conta com, pelo menos, quatro etapas principais: o Terroir, o bar sinestésico, o bar lounge e o restaurante.

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Casa Chandon/Divulgação
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Espaço do restaurante da Casa Chandon

Logo no começo do tour, o Terroir é uma sala que promete “transportar” os visitantes aos vinhedos da marca na Serra Gaúcha por meio de um vídeo-instalação, projetado por todas as paredes do espaço, e um aroma característico no ar. “Para nós, tudo começa no vinhedo, desde a atenção levada à proteção dos solos e à preservação da fauna e da flora até o grande carinho no cultivo das nossas uvas”, diz Catherine Petit, diretora da Chandon do Brasil.  

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Já no bar sinestésico, outra experiência apresenta os principais espumantes Chandon – Réserve Brut, Brut Rosé, Riche Demi-Sec, Excellence Brut, Excellence Rosé e Passion -, harmonizados com uma sequência de aperitivos pensados pelo chef Marcos Carioba. Depois de um processo de dois meses para desenvolvê-los, o cardápio incluiu: telha de arroz negro com polvo fatiado; shitake com presunto de parma e pó de cogumelos; croquete de cordeiro com aioli; carolina com pato confit e laranja cristalizada; cone crocante com berinjela assada com missô e melado e, para finalizar, um pastel de amido de milho modificado com frutas. 

Giovanna Simonetti/Forbes
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Mood board da experiência do bar sinestésico

A degustação acontece aliada à tecnologia: sensores de ondas cerebrais captam as emoções dos visitantes e esses dados, processados por computadores, são transformados em formas e cores exibidas em grandes painéis de led que decoram a sala. No mood board, atualizado em tempo real, cada tom representa as sensações dos participantes. 

Logo em seguida, almoços e jantares harmonizados com espumantes acontecem no restaurante da Casa Chandon. Chefs brasileiros – entre eles Marcos Carioba, Victor Dimitrow e Ivan Santinho – se alternam para assinar os menus. Em alguns dias, um brunch temático assinado pelo restaurante Botanikafé acontece no jardim do local. 

Os visitantes também podem aproveitar música e coquetéis com espumantes Chandon criados por jovens bartenders, como Ana Paula Gumieri, Ricardo Takahashi e Heitor Marin no bar Lounge – além de adquirir produtos especiais na loja temática da marca. 

A experiência completa sai por R$ 250 por pessoa, do dia 30 de outubro a 14 de novembro, em horários agendados às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados. A capacidade máxima é de 100 pessoas, com grupos de até 14 por faixa de hora. A programação inteira da Casa Chandon, assim como a aquisição de ingressos, pode ser conferida em www.chandon.com.br/casachandonbrasil 

Veja na galeria a seguir outros destaques do mundo gastronômico:

  • Divulgação/Priceless

    Complexo gastronômico com chef Onildo Rocha inaugura no rooftop do Shopping Light

    No centro histórico de São Paulo, o complexo Priceless abriu em soft opening ontem (21) no rooftop do Shopping Light. O local reúne um restaurante, um bar, um espaço de intervenções artísticas, um ponto de café e um terraço com vista para o Theatro Municipal., a curadoria e gestão operacional do restaurante e bar ficam por conta do chef paraibano Onildo Rocha, do Cozinha Roccia, eleito como um dos melhores restaurantes brasileiros por dois anos consecutivos, em 2019, pelo Guia Identitá Golose.

    Outros nomes envolvidos no projeto, que tem patrocínio da Mastercard, são Junior Bottura, que comandará um espaço dedicado a cervejas artesanais; o mixologista Ale D’Agostino, que assina os drinks do bar Abaru; a sommelière Andrea Vilas Boas, responsável pela seleção de 60 rótulos disponíveis (a maioria biodinâmicos, orgânicos e de pequenos produtos) e o barista Boram Umm, da cafeteria Um Coffee Co., à frente da seleção de grãos de café do espaço. Clientes Mastercard podem fazer reservas pelo site www.priceless.com/saopaulorestaurante – já o público normal entra mediante ordem de chegada.

  • Julio Nery

    Cabana Burger abre casa de Verão em Trancoso

    A hamburgueria paulista inaugurou, no início de outubro, sua summer house baiana. Com duração até março de 2022, o espaço especial fica em um dos pontos de referência de Trancoso, na Praça do Quadrado. No cardápio, os tradicionais smash burgers e batatas fritas com páprica e alecrim, além de sobremesas e bebidas artesanais. A casa funciona de segunda à domingo, das 15h às 23h.

  • Divulgação/Gansaral

    Restaurante Gansaral tem homenagem à Oktoberfest

    Com mais de 80% de espaço aberto, o restaurante no bairro de Campo Belo, em São Paulo, tenta se aproximar da tradição dos biergarten, o costume alemão de beber cerveja ao ar livre, em jardins. A casa serve pratos com inspiração na Alemanha, como o currywurst (R$ 31), o joelho suíno Leipziger Eisbein (R$ 170, para duas a três pessoas), uma tábua de linguiças e salsichas alemãs (R$ 120, acompanhada de chucrute, salada de batata e pão de centeio), a torta de chucrute cozida na nata com tranças de bacon (R$ 22, a fatia) e cucas doces (R$ 13 por fatia).

    Para o mês de outubro, que marca a Oktoberfest, o Gansaral selecionou para sua carta três cervejas europeias: Hoegaarden Wit (R$ 16), Hofbräu München Oktoberfest (R$ 34) e Erdinger Weis (R$ 34).

  • Divulgação/Plus Matcha

    Startup Push Matcha inaugura primeira flagship no Shopping Cidade Jardim

    No dia 26 de outubro, a startup brasileira especializada no chá asiático irá inaugurar a sua primeira loja conceito no shopping paulista Cidade Jardim. Com um fornecedor orgânico do Japão, dono de uma fazenda de 271 anos de tradição, a Push Matcha vende embalagens de 60 gramas (R$ 118,50) do pó de chá verde. Segundo a marca, a plantação de Camellia Sinensis japonês possui uma plantação protegida do sol em partes do ano, mantida na sombra, para que suas folhas fiquem ainda mais verdes.

    Criada em fevereiro de 2021, a empresa tem sido acelerada pelos programas de Food Tech da Plug and Play, do Vale do Silício, e da Tetra Pak, para empresas de Comidas e Bebidas da América Latina. Com evolução de 400% em sua receita mensal, a Push Matcha faturou R$ 500 mil em sete meses – com projeção de finalizar 2022 com R$ 10 milhões, após o processo de captação. Ela se tornou a primeira marca nativa digital de produtos naturais a se tornar 100% carbono neutro no Brasil, além de ter o selo Eu Reciclo 200%, que indica que a empresa recicla duas embalagens a cada uma unidade Push produzida.

Divulgação/Priceless

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